Univem Game Dev

gamedev

O grupo de estudos UNIVEM Game DEV, do Centro Universitário Eurípides de Marília, reúne alunos e professores do UNIVEM para discutir a arte de se fazer jogos, e a indústria dos games e seu momento atual.

Primeiro que fique claro que o grupo não visa ser um simples curso (ou mini-curso) sobre o assunto. Mais do que somente instruir os alunos na parte técnica de criação de um jogo, o grupo vai ajudar alunos a entenderem o que são jogos, como um jogo se diferencia do outro (por que alguns fazem sucesso enquanto outros fracassam) e qual o estado atual da indústria para que os alunos possam se preparar para uma carreira na área.

Através do estudo de artigos da área, com discussões quinzenais com todos os participantes, tanto alunos quanto professores irão evoluir e aprender, juntos, sobre essa indústria do entretenimento que já fatura mais do que a indústria de filmes (Hollywood).

Objetivo:

O objetivo é que os alunos possam ter reais oportunidades na área, sendo inicialmente instruídos sobre a melhor maneira de aprendizado e as possíveis áreas de carreira, e em sequencia sendo acompanhados em seu desenvolvimento pessoal.

O grupo ajudará a criar eventos que sejam da área, como por exemplo Game Jams, promoverá reuniões quinzenais/mensais, e obterá instrutores que possam ensinar os alunos, através de cursos sobre o assunto.

O ponto principal do grupo são as reuniões, no qual todos do grupo vão ter oportunidade de interagir e discutir um texto (apontado previamente pelo coordenador do grupo).

Serão três pontos principais a serem trabalhados em cada reunião:

1. A discussão de um tópico, baseado em um artigo que todos devem ter lido: esse tópico deverá ser altamente relevante para a indústria e para o aluno. O ideal é que a conclusão da discussão de cada semana leve à escolha do próximo tópico. Ou seja, os alunos vão ajudar a guiar o aprendizado do grupo.

2. A integração entre alunos de diversos períodos e cursos: para que os alunos possam se conhecer, descobrir colaborações e parceiros de trabalho, e se juntarem para criarem seus próprios projetos durante o curso (e depois).

3. O acompanhamento de projetos em andamento pelos alunos: iniciando com a validação do “fator de diversão e engajamento” do projeto, passando pela decisão da tecnologia de implementação (Game Engine), depois pela divisão do trabalho e instrução de cada indivíduo, e finalmente o acompanhamento do desenvolvimento do projeto em todo o seu curso (finalizando com uma analise de marketing e lançamento de produto).

Professor e Coordenador: Allan Oliveira

Projetos em Andamento: 

Simulação de Manutenção de Hidrelétrica:

m1

m3

Tower Defense Espacial:

s1

s3

Triunvirato – Top Down Shooter Rogue Lite:

t2

t5

t6

Cursos: Introdução a Jogos – 1º Semestre de 2016.

Reuniões: A nossa reunião inaugural foi sobre os pré-requisitos para começar a estudar sobre jogos, e as possíveis profissões (carreiras) a serem seguidas na área.
Durante essa reunião, alunos e professores debateram os tópicos a partir dos artigos áreas de atuação e quero trabalhar com jogos.

IMG_20151022_182152

IMG_20151022_182140

Contato: Para participar do grupo Univem Game Dev entre em contato com: allan_oliveira@univem.edu.br.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: