Maratona de Programação

Univem sedia Fase Regional da Maratona de Programação

A Fase Regional da Maratona de Programação de 2018 ocorrerá no dia 15/09 das 9 às 19 horas.

O que é a Maratona de Programação?

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), e é parte da regional sul-americana do concurso.

Durante a Maratona, times compostos por 3 alunos tentam resolver o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm como recursos para a resolução dos problemas somente um computador (geralmente com sistema Linux) e material impresso.

A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate no número de problemas resolvidos) é declarado o vencedor.

O objetivo da maratona é promover nos alunos a criatividade, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os alunos que participam da competição desenvolvem conceitos avançados de programação e a aplicação de conceitos abordados em outras disciplinas.

A Maratona tem sido uma espécie de vitrine para o mercado de trabalho, valorizando os alunos que se destacam.

O Univem sediou nos anos de 2010, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 a etapa regional da Maratona de Programação da SBC.

Seletivas do Univem para a Maratona Regional de Programação

O Univem patrocina, a cada ano, a participação de 3 times na Maratona Regional de Programação. Para a seleção dos times que receberão o patrocínio são realizadas competições de programação envolvendo a resolução de problemas nos moldes da Maratona Regional de Programação.

Neste ano, a competição ocorrerá por meio de plataforma online no período de 29/06/2018 às 20h a 04/08/2018 às 23h59m. Os alunos que alcançarem maiores pontuações serão selecionados para compor os times e receberão treinamento durante o mês de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: