Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e áreas correlatas com inscrições abertas para 2018

O que é um Mestrado?

Mestrado acadêmico, é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. Mas nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão, (Guia do Estudante, 2017).

Duração e carga horária

Dois anos, em média. Sendo que, o curso exige muito empenho fora da sala de aula, para leitura, pesquisa, participação em eventos acadêmicos e redação da dissertação para conclusão do curso, (Guia do Estudante, 2017).

Como é o curso?

Além de assistir às aulas, o aluno deve destinar um bom tempo para a leitura e participação em palestras, conferências e congressos. O estudante é acompanhado por um orientador, que o introduz num grupo de pesquisa já desenvolvida pela instituição, ajuda-o a selecionar as disciplinas e acompanha a redação da dissertação de conclusão do curso, (Guia do Estudante, 2017).

Oportunidades para os egressos de programas de Mestrado

Dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos mostram que o número de profissionais com mestrado que atuam na iniciativa privada aumentou de 17% em 1996 para 26% em 2009. Um grande impulso é dado pelas grandes corporações que investem em inovação tecnológica e precisam de mão de obra altamente qualificada com conhecimento dos mercados em que atua e suas particularidades. O empreendedorismo também é um caminho possível para quem está saindo de uma pós stricto sensu: muitos mestres e doutores transformam suas monografas e teses em negócio, montando empresa própria, (Guia do Estudante, 2017).

Lista dos programas de Mestrado com as inscrições abertas e seus respectivos editais:

UNICAMP – Mestrado em Ciência Computação

Inscrição: 25/09/2017 a 22/10/2017

UTFPR (Campus Ponta Grossa) – Mestrado em Ciência Computação

USP Leste São Paulo (EACH) – Sistemas de Informação

Inscrição: 06/11/2017 até 26/11/2017

USP São Carlos – Ciência da Computação

UEL – Mestrado em Ciência da Computação
Edital: http://www.uel.br/cce/dc/wp-content/uploads/EDITAL-Ciencia-da-Computacao-2018-1.pdf
Inscrição: 18/09/2017 até 30/11/2017
Site: http://www.uel.br/pos/redes/index.php/mcc/inscricao

Fonte da explicação: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/entenda-como-funciona-o-mestrado/