Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem publicam trabalhos em eventos e periódico científico internacional

O Grupo de Pesquisa Interação Humano-Computador do Univem (GIHC), grupo integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa vinculado aos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, comemora seus recentes avanços científicos com importantes publicações em veículos internacionais.

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa GIHC

O aluno do curso de Ciência da Computação (BCC), Valdir Amâncio Pereira Junior, autor de um dos trabalhos e bolsista de iniciação científica pela Fapesp, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente a sistemas de gerenciamento de emergências. O estudante explica que “o trabalho tem o objetivo de utilizar múltiplas fontes de dados, como denúncias ao 190 ou 193, e integrá-las para obter uma informação única e mais significativa”. O aluno do curso de Sistemas de Informação (BSI), Jordan Ferreira Saran, bolsista de iniciação científica pelo CNPq e também autor de um dos trabalhos, explica que “busca-se também combinar informações com base no significado de cada informação presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

O Prof. Dr. Leonardo Botega, orientador dos trabalhos e coordenador do grupo, acrescenta que “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de emergências a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”. O professor também argumenta que a publicação e participação de alunos de iniciação científica em grandes eventos solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes. O professor também destaca que parcerias são essenciais para o sucesso de trabalhos interdisciplinares, tais como com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). As mais recentes publicações dos membros do GIHC do Univem são:

Artigo: Using Semantics to Improve Information Fusion and Increase Situational Awareness

Evento: AHFE 2016 International Conference on Safety Management and Human Factors (USA)

Autores: Valdir A. Pereira Junior (aluno de Ciência da Computação), Matheus F. Sanches (aluno de Sistemas de Informação), Leonardo C. Botega (docente do Univem), Caio S. Coneglian (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem e mestrando da UNESP), Natália Oliveira (ex-aluna de Sistemas de Informação do Univem e atual mestranda na USP), Regina B. Araújo (docente da UFSCar).

Artigo: Development of a User Interface for the Enrichment of Situational Awareness in Emergency Management Systems

Autores:   Natália Oliveira (ex-aluna de Sistemas de Informação do Univem e atual mestranda na USP), Jéssica Souza (ex-aluna de Sistemas de Informação do Univem e atual mestranda na UNESP), Valdir A. Pereira Junior (Aluno de Ciência da Computação) e Leonardo C. Botega (docente do Univem).

Artigo: Objects Assessment Approach Using Natural Language Processing and Data Quality to Support Emergency Situation Assessment

Evento: 17th International Conference on Human-Computer Interaction (Canadá)

Autores: Matheus F. Sanches (aluno de Ciência da Computação), Valdir A. Pereira Junior (Aluno de Ciência da Computação), Leonardo C. Botega (docente do Univem), Caio S. Coneglian (ex-aluno de BCC do Univem e mestrando da UNESP) e Natália Oliveira (ex-aluna de Sistemas de Informação do Univem e atual mestranda na USP).

Artigo: Methodology for Data and Information Quality Assessment in the Context of Emergency Situational Awareness

Periódico: Universal Access in the Information Society

Autores: Leonardo C. Botega (docente do Univem), Jéssica Souza (ex-aluna de Sistemas de Informação do Univem e atual mestranda na UNESP), Caio S. Coneglian (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem e mestrando da UNESP), Márcio R. de Campos (membro da PMESP), Vânia P. de A. Neris (docente da UFSCar) e Regina B. Araújo (docente da UFSCar).

Artigo: Towards Semantic Fusion using Information Quality and the Assessment of Objects and Situations to Improve Emergency Situation Awareness

Evento: 11th International Conference in Digital Information Management (Portugal)

Autores: Valdir A. Pereira Junior (aluno de Ciência da Computação), Matheus F. Sanches (aluno de Ciência da Computação), Leonardo C. Botega (docente do Univem), Caio S. Coneglian (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem e mestrando da UNESP) e Jordan F. Saran (aluno de Sistemas de Informação).

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que este ano os alunos já tiveram publicações internacionais nos eventos:

• 8th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (USA);
  • 18th International Conference on Human-Computer Interaction (Canadá);
  • IoTBD, International Conference on Internet of Things and Big Data (Itália);
  • 4th WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies;
  • 22nd Iberchip Workshop;
  • 11th International Conference in Digital Information Management (Portugal)
  • AHFE 2016 International Conference on Safety Management and Human Factors (USA)

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site www.compsi.univem.edu.br.