Abertura da IX Semana de Tecnologia da Informação atrai mais de 500 participantes no Univem

abertura.jpg

Começou nesta segunda (12/09) a IX Semana de Tecnologia da Informação, evento promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) e o CITec-Marília (Centro de Inovação Tecnológica de Marília).

O evento foi aberto com a certificação das novas empresas incubadas e pós-incubadas no Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), ambiente de empreendedorismo mantido pelo Univem e que, credenciado recentemente ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo de SP, passou a oferecer também os serviços de pré-incubação e pós-incubação em parceria com o CITec-Marília, que também é credenciado ao SPAI.

Mais de 500 participantes entre alunos, profissionais, empreendedores participaram da primeira noite do evento que foi marcada pela realização do “Seminário de Inovação” que contou com a palestra do coordenador do CITec-Marília e do CIEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, que também é o coordenador do evento e dos cursos deCiência da Computação e Sistemas de Informação que falou sobre todo o histórico do movimento de TI que a cidade tem visto nos últimos anos.

seminario.jpg

O Prof. Elvis, que também é presidente da ASSERTI, relatou o início do movimento em 2008 com a realização da primeira edição da Semana de TI, a criação da ASSERTI, do COMPSI e do credenciamento dos ambientes de inovação (CITec-Marília e CIEM).

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, gestor do CITec-Marília/CIEM, palestrou esses ambientes de inovação que o Univem mantém e destacou os serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação que estão sendo agora oferecidos aos alunos da instituição e a toda  comunidade da região.

Para encerrar o seminário a Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa da USP de São Carlos, palestrou sobre o “Empreendedorismo e Inovação”, mostrando as características do empreendedor e os requisitos para definição de bons projetos inovadores e fontes de fomento que financiam estes projetos.

Como nas outras edições, neste ano o evento apresenta o Recruting Semanati 2016, espaço destinado a empresas de TI e RH que têm a possibilidade de exporem seus produtos e serviços e realizarem o recrutamento de alunos e profissionais.

recruiting

A noite foi encerrada com a palestra “Design Thinking na Gestão de Projetos” com Erich Queiroz da Silva da empresa Lecom.

designthinking

A IX Semana de Tecnologia da Informação continua até o dia 17 de setembro apresentando palestras, oficinas e minicursos.

A programação completa do evento pode ser obtida por meio do site http://www.univem.edu.br/semanati2016.