Alunos do Univem participam de evento de Games em SP

No último fim de semana aconteceu em São Paulo, o Brasil Game Show, o maior evento de apresentação e discussão sobre jogos do país. Aproveitando essa oportunidade, alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem se organizaram para representar a instituição no evento.

img-20160904-wa0017

O Brasil Game Show contou com campeonatos de jogos, os chamados eSports, apresentação de produtos das maiores empresas de jogos, como Sony, Microsoft, EA, Ubisoft e outras, “meet and greet” de diversos youtubers e podcasters famosos, como o Jovem Nerd, BRKsEDU, Leon  e outros, e apresentação e discussão de jogos independentes (os chamados jogos indies).

Para os alunos do Univem as sessões sobre os jogos independentes foram os mais importantes no contexto do mercado de trabalho para profissionais na área de games. A visita foi organizada pelo professor Allan Oliveira, líder do grupo de estudos Univem Game DEV. A visita ao evento foi uma ótima contribuição para os alunos participantes do grupo entenderem o mercado indie e assistirem palestras das maiores empresas do Brasil sobre o assunto, além de conhecer as novidades e tendências do mercado.

O mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil está, atualmente, impulsionado pela alta do dólar. As empresas brasileiras participantes da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da Abragames (associação do setor) tiveram US$ 11 milhões de receita em exportações de jogos de empresas brasileiras em 2015, cifra que subiu para US$ 9,3 milhões somente nos quatro primeiros meses de 2016. Isso contabilizando somente exportações, ou seja, não contabilizando a receita obtida no mercado interno.

O grupo de estudos Univem Game DEV é aberto à comunidade e tem o objetivo de criar oportunidades para os entusiastas da região de Marilia interessados na carreira e mercado de desenvolvimento de jogos. Inicialmente os alunos são instruídos sobre a melhor maneira de aprendizado e as possíveis áreas de carreira, e em sequência são acompanhados em seu desenvolvimento pessoal.

img-20160904-wa0008

O intuito é preparar os alunos para a carreira na área de jogos digitais que tem no Brasil um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo e a previsão é de que o mercado nacional de games movimente R$ 4 bilhões em 2016 (dados da consultoria PricewaterhouseCoopers).

O grupo também ajudará a organizar eventos da área, como por exemplo o Game Jams, promoverá reuniões quinzenais/mensais e obterá instrutores que possam ensinar os alunos por meio de cursos sobre o assunto.

Para conhecer mais sobre o grupo de estudo de Games do Univem, acesse:https://compsi.univem.edu.br/univem-game-dev.

Acompanhe a galeria de fotos do evento: https://goo.gl/photos/hRgR2VEnX7SiAawL8.