Univem lança novo número de Revista de Computação e TI

cover_issue_42_pt_BR

A Revista Científica Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics – JADI, produzida pelo COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório e centro de pesquisa vinculado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, acaba de lançar seu segundo número.

A Revista JADI é uma publicação científica periódica, com o objetivo de promover a disseminação de informações técnico-científicas produzidas por pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Exatas e Engenharias, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais.

Segundo o Prof. Dr. Leonardo Castro Botega, editor da JADI, o periódico objetiva ser uma publicação eletrônica internacional de alta qualidade, de revisão criteriosa, que apresenta artigos científicos inovadores sobre aspectos práticos e teóricos de temas relevantes e atuais em Tecnologia da Informação, Gestão, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação.

Botega explica que “os tópicos do segundo número do JADI são variados e incluem: métodos para segurança da informação, tais como técnicas de criptografia de dados (técnicas para tornar a escrita ininteligível para grupos de pessoas); novas soluções para melhorar a vida das pessoas, com novas ferramentas de apoio à detecção de obstáculos para idosos  e  sistemas de resposta de emergências para bombeiros; e finalmente soluções tecnológicas para o reconhecimento de faces e visualização inteligente de tecidos humanos. Neste segundo número, estamos honrados em apresentar trabalhos de renomados pesquisadores e profissionais de grandes centros de pesquisa brasileiros, tais como USP, UNICAMP, UFRGS, UFSCar, UEL, SENAI, UFS, FATEC e UNESP, que contribuíram significativamente para o avanço da ciência e tecnologia nos últimos anos”.

O professor Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, explica que no cenário contemporâneo, tecnologias computacionais são utilizadas para fazer frente à explosão informacional. Esse cenário caracteriza-se pela indissociabilidade entre informação e tecnologia e, neste contexto, estudos, métodos e ambientes informacionais digitais que abordem os fenômenos informacionais são objetos de investigação. Neste contexto, a revista JADI desponta como um locus de comunicação das pesquisas científicas que investigam essas questões e trazem novos conhecimentos para a comunidade científica e profissional.

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador de pesquisa e extensão do Univem e coordenador-adjunto de Ciência da Computação acredita que estes artigos demonstram a alta qualidade, excelência e relevância que esperamos de um journal. Nosso objetivo é que o JADI emerja como um fórum dinâmico e ativo para a disseminação de ideias inovadoras que contribua para o desenvolvimento da informática.

A revista tem sua periodicidade semestral e os artigos desse novo número podem ser obtidos no website da revista: www.univem.edu.br/jadi.