Publicações de Alunos da Computação são destaque em evento nacional

Alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Univem conquistaram mais publicações em evento de renome nacional na área de Redes de Computadores. O aluno Claudio Roberto Costa apresentou os resultados de pesquisas na área de segurança da informação com ênfase em criptografia, na 34ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) que é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições.

Está edição do Simpósio foi realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia. A coordenação do evento foi de responsabilidade conjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

O artigo foi apresentado no IV Workshop of Communication in Critical Embedded Systems (WoCCES) realizado no evento, que concentra em importantes inovações e avanços recentes na especificação, projeto, construção e utilização da comunicação em sistemas embarcados críticos, sendo que o objetivo do mesmo é o de reunir pesquisadores e profissionais da indústria e da academia e proporcionar-lhes uma oportunidade para se informar sobre os últimos desenvolvimentos, implantações, tendências tecnológicas e resultados de pesquisa, bem como iniciativas relacionadas com sistemas embarcados e suas aplicações em uma variedade de ambientes industriais.

O aluno Claudio explica que a pesquisa apresentada no evento intitulada como “Análise de Desempenho em FPGA dos Algoritmos Criptográficos Simon e Speck” teve como objetivo a pesquisa, implementação e comparação dos algoritmos criptográficos Simon e Speck em relação à área e ao tempo de execução, quando projetados em circuitos FPGA.

Foram propostas três arquiteturas para a implementação destes algoritmos, sendo duas baseadas em circuitos síncronos e uma em assíncrono. Ao final é gerada uma relação vazão/área para avaliar o melhor custo benefício entre as arquiteturas e o seu posicionamento em relação a implementações encontradas na literatura.

A pesquisa foi desenvolvida no laboratório COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, pelos alunos de Ciência da Computação, Claudio Roberto Costa e Fernanda Mayumi Ohnuma Tachibana sob orientação do Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (UNIVEM) e do Prof. Dr. Edward David Moreno (Universidade Federal de Sergipe UFS)

Claudio faz iniciação científica desde o 1º ano e diz que a instituição proporciona condições e incentivos a pesquisas avançadas em laboratórios com excelentes estruturas, proporcionando um ambiente favorável para obtenção de excelentes resultados. O aluno ressalta que “com esta publicação e um convite para submissão deste artigo para a publicação no renomado Journal Internacional SPRINGER, tenho a intensão de ingressar em um bom programa de mestrado”.

Fernanda é bolsista CNPq e se dedica integralmente à formação acadêmica e à pesquisa. Ela ressalta que manter um histórico acadêmico de excelência e participar de atividades extracurriculares oferecidas pelo curso de Bacharelado em Ciência da Computação preparam o aluno para as melhores oportunidades no mercado e também para o acesso aos melhores programas de mestrado do país (USP, UNICAMP, UNESP e Federais).

No mesmo evento foi publicado o artigo “CO-OP: Uma Solução para a Detecção, Classificação e Minimização de Congestionamentos de Veículos utilizando Roteamento Cooperativo” do ex-aluno de Ciência da Computação, Allan Mariano de Souza que atualmente é mestrando na Unicamp e do professor Dr. Leonardo Castro Botega.

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos deCiência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site http://www.compsi.univem.edu.br.