Alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Univem conquistaram mais publicações em evento de renome nacional na área de Redes de Computadores. O aluno Claudio Roberto Costa apresentou os resultados de pesquisas na área de segurança da informação com ênfase em criptografia, na 34ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) que é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições.

Está edição do Simpósio foi realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia. A coordenação do evento foi de responsabilidade conjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

O artigo foi apresentado no IV Workshop of Communication in Critical Embedded Systems (WoCCES) realizado no evento, que concentra em importantes inovações e avanços recentes na especificação, projeto, construção e utilização da comunicação em sistemas embarcados críticos, sendo que o objetivo do mesmo é o de reunir pesquisadores e profissionais da indústria e da academia e proporcionar-lhes uma oportunidade para se informar sobre os últimos desenvolvimentos, implantações, tendências tecnológicas e resultados de pesquisa, bem como iniciativas relacionadas com sistemas embarcados e suas aplicações em uma variedade de ambientes industriais.

O aluno Claudio explica que a pesquisa apresentada no evento intitulada como “Análise de Desempenho em FPGA dos Algoritmos Criptográficos Simon e Speck” teve como objetivo a pesquisa, implementação e comparação dos algoritmos criptográficos Simon e Speck em relação à área e ao tempo de execução, quando projetados em circuitos FPGA.

Foram propostas três arquiteturas para a implementação destes algoritmos, sendo duas baseadas em circuitos síncronos e uma em assíncrono. Ao final é gerada uma relação vazão/área para avaliar o melhor custo benefício entre as arquiteturas e o seu posicionamento em relação a implementações encontradas na literatura.

A pesquisa foi desenvolvida no laboratório COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, pelos alunos de Ciência da Computação, Claudio Roberto Costa e Fernanda Mayumi Ohnuma Tachibana sob orientação do Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (UNIVEM) e do Prof. Dr. Edward David Moreno (Universidade Federal de Sergipe UFS)

Claudio faz iniciação científica desde o 1º ano e diz que a instituição proporciona condições e incentivos a pesquisas avançadas em laboratórios com excelentes estruturas, proporcionando um ambiente favorável para obtenção de excelentes resultados. O aluno ressalta que “com esta publicação e um convite para submissão deste artigo para a publicação no renomado Journal Internacional SPRINGER, tenho a intensão de ingressar em um bom programa de mestrado”.

Fernanda é bolsista CNPq e se dedica integralmente à formação acadêmica e à pesquisa. Ela ressalta que manter um histórico acadêmico de excelência e participar de atividades extracurriculares oferecidas pelo curso de Bacharelado em Ciência da Computação preparam o aluno para as melhores oportunidades no mercado e também para o acesso aos melhores programas de mestrado do país (USP, UNICAMP, UNESP e Federais).

No mesmo evento foi publicado o artigo “CO-OP: Uma Solução para a Detecção, Classificação e Minimização de Congestionamentos de Veículos utilizando Roteamento Cooperativo” do ex-aluno de Ciência da Computação, Allan Mariano de Souza que atualmente é mestrando na Unicamp e do professor Dr. Leonardo Castro Botega.

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos deCiência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site http://www.compsi.univem.edu.br.