Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG está com inscrições abertas para o programa de Mestrado

UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para 30 vagas de Mestrado para o  2o. semestre de 2016. As inscrições
estarão abertas de 09 de Maio a 06 de Junho de 2016.

Página para inscrição: http://www.dcc.ufmg.br/pos/selecao/processo.php

Edital disponível em: https://www.dcc.ufmg.br/pos/selecao/downloads/Edital%20Mestrado_20162.pdf

O PPGCC-UFMG é um dos mais conceituados programas de pós-graduação em Ciência da Computação do país, nível 7 pela CAPES, tendo formado até o presente 1011 mestres e 166 doutores que hoje atuam nas melhores universidades e empresas do país e do exterior. A sólida e ampla formação acadêmica proporcionada pelo curso capacitam o aluno para atuar no ensino, para avançar o estado da arte na pesquisa e para desenvolver aplicações de alta relevância e conteúdo tecnológico de grande impacto social para o país.

O Programa oferece aos alunos excelentes condições para o estudo e desenvolvimento de pesquisa, incluindo bolsas para a maioria dos alunos, laboratórios especializados e apoio a viagens para apresentação de resultados de pesquisa.

O campus da UFMG, com uma ótima infraestrutura e totalmente arborizado, está localizado em uma das mais belas regiões de Belo Horizonte. O campus é de fácil acesso e em seu entorno conta com excelentes opções de moradia, supermercados e shopping centers. (http://www.ufmg.br/)

Belo Horizonte, cercada pelas belas montanhas de Minas, possui clima ameno durante todo ano e detém um dos melhores índices de qualidade de vida do país. Além de ser agradável para se viver, a cidade oferece ótimos programas culturais, sociais e esportivos para todas as idades. Além disso, Belo Horizonte é hoje um dos principais polos de desenvolvimento de tecnologia de ponta em diversos setores da economia. Para abrigar o grande número de empresas de alta tecnologia, a UFMG, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais, está implantando o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, em ampla área da UFMG com excepcionais condições de acesso e infraestrutura.

O PPGCC-UFMG dispõe de bolsas de estudos do CNPq, da CAPES e da FAPEMIG, além de bolsas de estudo ofertadas por projetos de pesquisa financiados por agências governamentais e diversas empresas privadas e tem atendido a praticamente todos os alunos de tempo integral que demandam bolsa.

Linhas de pesquisa:

*Sistemas de Computação*. Essa linha de pesquisa envolve os diversos temas ligados à grande área de Sistemas de Computação, incluindo Redes de Computadores, Arquitetura de Computadores, Nanocomputação, Computação Ubíqua e Redes de Sensores, Análise e Modelagem de Desempenho, Redes Complexas e Computação Paralela.

*Engenharia de Software e Linguagens de Programação*. Esta linha de pesquisa trata de metodologias de análise e projeto de software, técnicas de medidas de software, gerência de projetos, e interação humano-computador. Visa também o estudo de novas técnicas e ferramentas para assistir o projeto, definição e implementação de linguagens de programação.

*Gerenciamento de Dados e Informações*. Esta linha de pesquisa trabalha com diversos temas relacionados ao Gerenciamento de Dados e Informações, incluindo Banco de Dados, Recuperação de Informação, Bibliotecas Digitais, Sistemas de Informação para Web, Visualização de Dados, Bioinformática entre outros.

*Robótica, Visão Computacional, Processamento Gráfico*. Essa linha de pesquisa envolve diversos temas ligados à Robótica (planejamento de trajetórias, localização e mapeamento, robótica aérea, robótica cooperativa, etc) e também temas ligados a Visão Computacional e Processamento Gráfico em geral, incluindo processamento Digital de Imagens, Computação Gráfica, além de Jogos Digitais.

*Inteligência Artificial*. Essa linha de pesquisa engloba desde temas relacionados à IA Clássica, como lógica e prova de teoremas, a temas relacionados à IA Moderna, incluindo Agentes Inteligentes, Aprendizado de Máquina, Métodos Evolutivos e Probabilísticos.

*Otimização*. Essa linha de pesquisa aborda modelos, algoritmos e técnicas para tomada de decisão, com aplicações em computação, redes de comunicação, urbanas, distribuição, logística, transporte, energia, mineração. Especificamente trata as linhas de Otimização Combinatória, Programação Matemática, Algoritmos Exatos e Heurísticas.

*Teoria*. Nesta linha de pesquisa exploram-se problemas diversos mediante o uso de técnicas com forte embasamento teórico ou formal. Dentre tais técnicas, destacam-se as relativas aos campos de projeto de algoritmos, complexidade computacional, teoria dos grafos, teoria de linguagens, verificação formal, criptografia, segurança, raciocínio probabilístico, teoria da informação e teoria de decisão.

Mais informações:
Prof. Luiz Chaimowicz