Inscrições abertas para o programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina

O Google abriu as inscrições da edição 2016 do Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina, com o objetivo de  apoiar mais projetos de pesquisa na área de Ciência da Computação em toda a região.

Após o sucesso das duas últimas edições, o valor do financiamento foi dobrado, de US$ 300 mil para US$ 600 mil. Desta forma, o número de bolsas concedidas também irá aumentar e o programa poderá contemplar até 48 pesquisadores em 24 projetos.

O programa oferece apoio a “duplas” de pesquisadores – ou seja, estudantes de Mestrado ou Doutorado e seus professores – com uma bolsa mensal para executar as propostas de seus projetos. A ótima experiência com o grupo de beneficiados de 2015 incentivou o Google a abrir esta nova – e ampliada – oportunidade.

As propostas de bolsas para 2016 devem pertencer a campos de estudo de interesse do Google e do Centro de Engenharia de Belo Horizonte, como: Geografia/Mapas; Interação entre Humanos e Computadores; Recuperação, Extração e Organização de informações (incluindo gráficos de semântica); Internet das Coisas (incluindo Cidades Inteligentes); Aprendizado de Máquinas e Mineração de Dados; Dispositivos Móveis; Processamento Natural de Idiomas; Interfaces Físicas e Experiências Imersivas; e Privacidade. Outros tópicos relacionados à pesquisa na Web também serão considerados.

As inscrições devem ser enviadas até 9 de junho de 2016. Candidatos interessados podem saber mais sobre o programa e como se inscrever em g.co/ResearchAwardsLatinAmerica. Os vencedores de 2016 serão anunciados em agosto durante um evento em Belo Horizonte nos novos escritórios do Centro de Engenharia do Google.

Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina Descrição O programa Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina(Google Research Awards for Latin America) tem o objetivo de identificar e apoiar pesquisadores da região que estejam desenvolvendo pesquisas de ponta em Ciência da Computação e áreas relacionadas. O projeto teve início em 2013 como uma iniciativa piloto desenvolvida pelo Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte e, no ano passado, foi expandido para o restante da América Latina, com o plano de distribuir US$ 1 milhão de dólares em bolsas durante três anos, ou seja, pouco mais de 300 mil dólares por ano. Para a edição de 2016, nós conseguimos dobrar o valor anual para US$ 600 mil e, portanto, aumentando o número de projetos que serão beneficiados. Com esse novo aporte, o total investido no triênio 2015­ 2017 subiu para US$ 1,3 milhão. Quem pode participar? Professores orientadores das principais universidades na América Latina que trabalham em Ciência da Computação, Engenharia ou áreas relacionadas podem submeter projetos de pesquisa em nome de candidatos de mestrado ou doutorado. Para cada projeto de pesquisa, o professor deverá indicar um aluno de mestrado ou doutorado, que seja o responsável por conduzir a pesquisa. Quais serão as áreas de atuação e onde eles devem trabalhar? As propostas precisam pertencer aos campos de estudo que são fundamentais para o Google, listados abaixo: ● Geo/mapas ● Interação entre humanos e computadores ● Retenção, extração e organização de informações (incluindo gráficos semânticos) ● Internet das coisas (incluindo cidades inteligentes) ● Aprendizado de máquina (machine learning) e mineração de dados (data mining) ● Dispositivos móveis ● Processamento natural de línguas ● Interfaces físicas e experiências imersivas ● Privacidade ● Outros tópicos relacionados à pesquisas na web Qual será a duração e valor das bolsas? Serão pagas bolsas mensais tanto para o estudante quanto para o orientador do projeto. Nos projetos de doutorado, o estudante receberá US$ 1.200 por mês e o orientador receberá US$ 750 por mês. Nos projetos de mestrado, o estudante receberá US$ 750 mensais e o orientador US$ 675 mensais. As bolsas serão concedidas pelo período de um ano com a possibilidade de renovação anual com o limite de dois anos, no total, para mestrado e três anos, no total, para doutorado. Qual será o período de inscrições do Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina? O período de inscrições começa em 5 de maio e termina em 9 de junho. Como será o processo de seleção? As propostas de pesquisa e o currículo dos candidatos inscritos serão analisados por uma comissão interna do Google, levando em conta três critérios principais: qualidade geral da proposta; potencial impacto da pesquisa; e alinhamento, em termos de foco da pesquisa, com a estratégia do Google (veja a questão sobre as áreas de atuação). Quantos projetos devem ser selecionados? No último ano, o financiamento foi feito para 24 pesquisadores que trabalham em 12 projetos. Para 2016, a intenção é dobrar esse número para 48 pesquisadores em 24 projetos. Vale dizer que esse número pode incluir os projetos de 2015 que se inscreveram e conseguiram ser renovados. Quando serão anunciados os projetos vencedores? Os projetos escolhidos serão anunciados em agosto, em evento realizado em Belo Horizonte. Quem são os vencedores da primeira edição do programa? De quais países? Foram selecionados 12 projetos vencedores: 8 do Brasil, 2 do México, 1 da Colômbia e 1 do Chile. Você pode encontrar a lista completa nesse blogpost. Isso é parte de uma iniciativa global maior ou algo exclusivo para a América Latina? O Google possui o programa Faculty Research Awards que está aberto para todos os pesquisadores no mundo todo. Esta iniciativa é inspirada nesse programa, mas com foco na América Latina. Trata­se de um importante reconhecimento da pesquisa de nível mundial que é produzida por universidades latino­americanas. Onde eu posso encontrar mais informações? Informações gerais e como se inscrever no programa podem ser encontradas em g.co/ResearchAwardsLatinAmerica. Recomendações e sugestões para escrever uma possível pesquisa podem ser encontradas aqui.