Alunos de Computação do Univem apresentam pesquisas em evento internacional

O evento WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies congrega os mais recentes avanços nas áreas de Computação e Sistemas de Informação, mais especificamente no desenvolvimento de tecnologias de gestão da informação e desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.

Pela primeira vez realizado no Brasil, desta vez em Recife/PE, o congresso contou novamente com a publicação e apresentação de trabalhos de alunos e professores dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Os alunos e pesquisadores do Univem foram representados na ocasião, pelo estudante de Ciência da Computação, Valdir Amâncio Pereira Junior, vinculado ao Grupo de Interação Humano-Computador do Univem (GIHC), integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Valdir apresentou o trabalho “Towards Semantic Fusion Using Information Quality Awareness to Support Emergency Situation Assessment”, de sua autoria em parceria com Matheus Ferraroni Sanches (aluno de Ciência da Computação do Univem), Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem) e Caio Saraiva Coneglian (aluno de mestrado da UNESP e ex-aluno de Ciência da Computação do Univem).

worldcist

Aluno Valdir Amâncio Pereira Junior de Ciência da Computação do Univem

Valdir, que também é bolsista de iniciação científica pelo CNPq, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente sistemas de gerenciamento de emergências. O estudante explica que “o trabalho tem o objetivo de utilizar múltiplas fontes de dados, como denúncias ao 190 ou 193, e integrá-las para obter uma informação única e mais significativa” e que “busca-se também combinar informações com base no significado de cada informação presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

O Prof. Dr. Leonardo Botega, orientador do trabalho e coordenador do grupo, acrescenta que “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de emergências a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”. O professor também argumenta que a publicação e participação de alunos de iniciação científica em grandes eventos solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes.

Oportunamente, foi também apresentado o trabalho de Caio Saraiva Coneglian, recente egresso do curso de Ciência da Computação e atual mestrando em Ciência da Informação na Unesp de Marília, intitulado “Ontological Semantic Agent in the Context of Big Data: A Tool Applied to Information Retrieval in Scientific Research”, a publicação é fruto da pesquisa desenvolvida pelo aluno durante a graduação no Univem com auxílio de bolsa-pesquisa da Fapesp, sob orientação do Prof. Dr. Elvis Fusco, docente e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

O Prof. Elvis lembra que este ano os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação já tiveram várias publicações internacionais nos eventos:

7th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics;
18th International Conference on Human-Computer Interaction;
IoTBD, International Conference on Internet of Things and Big Data;
4th WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies;
22nd Iberchip Workshop.

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site www.compsi.univem.edu.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: