Aluno de Computação publica em evento internacional de microeletrônica

lucasiberchip

O aluno do curso de Ciência da Computação do UNIVEM, Lucas Zanco Ladeira, publicou e apresentou os resultados de sua pesquisa no 22º Iberchip Workshop. Trata-se de um evento internacional de renome e nesta edição foi realizado no Brasil na cidade de Florianópolis entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março de 2016.

O Iberchip é um evento anual para pesquisadores acadêmicos e da indústria de países ibero-americanos para a troca de experiências, compartilhamento de conhecimento e estabelecimento de relações para fomentar o desenvolvimento de atividades relacionadas ao campo da microeletrônica e sistemas computacionais embarcados, como explica Lucas em seu primeiro evento internacional.

Orientado pelo Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, o trabalho apresentado com o título “Mecanismos de Autenticação em Smart Card utilizando Criptografia Totalmente Homomórfica”, trata-se de mecanismos tecnológicos avançados na área de segurança de informações que garante maior nível de proteção para transações eletrônicas utilizando cartões inteligentes (smart cards). Estes muito utilizados por clientes nas redes bancárias, por advogados para assinar petições eletrônicas e muito outros órgãos de classe.

Este trabalho iniciou no terceiro ano da faculdade com o desenvolvimento de um projeto para criar uma forma segura de executar transações financeiras sem a dependência da Internet.. Durante o projeto foi desenvolvida uma aplicação, para smartcards, capaz de autenticar o usuário do cartão de duas maneiras: biometria digital, e PIN (senha de 8 caracteres). Além disso, para manter os dados transmitidos ao cartão secretos, foi feito o uso de algoritmos e técnicas criptográficas. Seguindo o progresso do projeto foi estudada a capacidade de execução de algoritmos de criptografia homomórfica pós-quânticos em smart cards. Essa área da criptografia é relativamente nova, e está em constante desenvolvimento. Isso possibilitou a melhoria na confidencialidade do dado utilizado na autenticação do usuário.

O trabalho reuniu aspectos relevantes e originais o que despertou interesse de órgão de fomento e a pesquisa recebeu apoio com uma bolsa de iniciação científica da FAPESP.

Neste ano Lucas iniciou o mestrado em Ciência da Computação na Unicamp, que possui nota 7 (máxima) pela avaliação da CAPES. O programa de mestrado possui reconhecimento internacional, e conquistou vários prêmios em projetos de pesquisa desenvolvidos.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do UNIVEM mantém durante os seus 18 anos de existência a tradição de ingressar seus alunos no cenário da pesquisa científica com o oferecimento de iniciação científica desde o 1º ano, a disponibilização de bolsas CNPq, FAPESP e de outros órgãos de fomento, o estímulo para publicações e participações em eventos nacionais e internacionais e como resultado dessas ações, anualmente um alto índice de alunos ingressam em programas de mestrado e doutorado em instituições como UNICAMP, USP, UNESP e Universidades Federais.