Professor do Mestrado/Doutorado da Unicamp elogia qualidade de ensino em Computação do Univem

Mais dois alunos ingressam no Mestrado da Unicamp

O curso de Ciência da Computação do Univem vem se destacando cada vez mais no cenário nacional pela excelente qualidade de formação dos profissionais engajados no mercado e também pelas excelentes colocações nos processos seletivos para Bolsas de Mestrado em todo o país.

Durante a formação, desde o primeiro ano do curso, os alunos são incentivados pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Napex) a ingressar no fascinante mundo da pesquisa, pois é por meio da pesquisa que se gera a Inovação e este tem sido o grande diferencial competitivo das empresas de ponta, daí a procura cada vez maior por profissionais que tenham esta experiência da pesquisa desde os primeiros anos da graduação.

É por meio da pesquisa também que os alunos podem participar de programas de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico patrocinados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Além de manter convênios com estes órgãos de fomento à pesquisa, os cursos de Sistemas de Informação e de Ciência da Computação mantêm convênios com empresas da iniciativa privada que buscam no Univem a parceria para promover a inovação com o a efetiva participação dos universitários.

São empresas que sabem que as universidades são o berço natural da inovação, contam com doutores e mestres em seus quadros docentes e investem muito na área da Tecnologia da Informação com vistas a acompanhar e fomentar o desenvolvimento local e regional, não perdendo de vista as oportunidades em todo o território nacional e no exterior.

O professor Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, comenta que durante a formação, os alunos podem optar por três caminhos: o do ingresso no mercado de trabalho, que está com forte demanda para profissionais desta área, o da pesquisa continuada, ingressando no Mestrado logo após a conclusão da graduação e do empreendedorismo, com a criação de startups utilizando o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), mantido pelo Univem.

É assim que muitos alunos procuram pelos processos seletivos em universidades federais e estaduais e vêm conseguindo excelentes classificações devido à boa base de formação. Nesta semana o professor Elvis recebeu e-mail do professor Leandro Villas, coordenador do Mestrado da Unicamp, informando que dos 45 participantes no processo seletivo para ingresso no mestrado, dois alunos do Univem foram bem classificados. São eles: Renan Avansi Marques, ocupando a 6ª posição na classificação geral e Lucas Zanco Ladeira, na 9ª posição, ou seja, estão entre os 10 melhores concorrentes e isto considerando que dentre os 45, muitos são alunos das principais universidades públicas do país. Com essa classificação, os alunos do Univem já ingressam no mestrado com bolsa de pesquisa, pois somente os 10 primeiros terão essa condição.

Ao passar a informação sobre os resultados o professor Leandro Villas faz uma importante afirmação: “Parabéns, vocês do Univem estão fazendo um excelente trabalho”. Fato relevante e que reitera a confiança da equipe docente do Univem nas ações de melhoria continuada do ensino superior brasileiro.

Segundo o Prof. Dr. Elvis Fusco, “A qualidade da formação dos alunos, a profundidade científica de suas pesquisas e as publicações nos maiores eventos e periódicos nacionais e internacionais da área de Computação fazem com que seja tradição, os alunos do Univem sejam aceitos nos maiores programas de mestrado e doutorado do país”.

Além do Renan e Lucas, o aluno Victor Ubiracy Borba de Ciência da Computação ingressou no programa de mestrado em Ciência da Informação da Unesp de Marília e Natália Pereira Oliveira de Sistemas de Informação ingressou no programa de mestrado em Sistemas de Informação na USP/Leste em São Paulo.

alunos

Da esquerda para a direita: Renan Avansi Marques (BCC), Natália Pereira Oliveira (BSI), Lucas Zanco Ladeira (BCC) e Victor Ubiracy Borba (BCC)

Fonte: Jornal da Fundação