Recentemente, os alunos Matheus Ferraroni Sanches e Valdir Amâncio Junior do curso de Ciência da Computação do Univem apresentaram o trabalho intitulado “Processamento de Linguagem Natural e Interface deRealidade Virtual para a Avaliação de Situações de Emergência” no XII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), importante evento da área de interfaces computacionais, ocorrido este ano na cidade de Presidente Prudente/SP. O trabalho conta com a orientação do Prof. Leonardo Botega e do Prof. Allan Oliveira.
Neste ano, o evento foi organizado pela UNESP de Presidente Prudente e promovido pela Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (CE-RV/SBC).
O WRVA é um evento promovido anualmente, com o objetivo de promover o encontro entre pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, envolvidos com a pesquisa e interessados nos avanços e nas aplicações da Realidade Virtual e de Realidade Aumentada.
Matheus explica que o trabalho tem como objetivo ajudar a obter detalhes sobre ocorrências de crime denunciados ao serviço de atendimento da Polícia Militar de São Paulo (PMESP). Logo que um denunciante reporta um crime, seu sistema processa automaticamente o áudio da ligação telefônica e busca por elementos necessários para o entendimento da situação e a tomada de decisão, como por exemplo, informações de vítimas, criminosos, objetos roubados e o local do crime. Detalhando esses elementos com suas características e visualizando-os em ambiente de Realidade Virtual, o atendente da PMESP é capaz de melhor alocar os recursos e melhores táticas de atendimento.
Segundo o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, a excelência na formação oferecida pelo Univem se traduz nos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos e comunicadas nos principais eventos da área de Computação no Brasil e no exterior.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o Departamento de Processamento de Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e compõe um módulo de um sistema completo de avaliação de situações de crime, criado pelos alunos do UNIVEM e por tais parceiros.
Veja mais detalhes do sistema de avaliação de situações criado pelos alunos do UNIVEM:
https://www.youtube.com/watch?v=1MXJUTMncqg
Em 2014, o WRVA foi organizado e sediado no UNIVEM, veja como foi:
http://wrva2014.univem.edu.br/wrva2014/
Fonte: Jornal da Fundação