Curso de Computação do Univem mantém tradição de publicações internacionais

Parceria com a Unicamp impulsiona projetos de pesquisa

ieeallan

Um dos diferenciais dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem é o estímulo e o fomento que seus alunos recebem da instituição para realizar projetos de pesquisa desde o 1º ano. Esse incentivo gerado principalmente por um forte programa de iniciação científica e por bolsas de pesquisa do CNPq, FAPESP e do COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa e inovação mantido pelos cursos de Ciência da Computação eSistemas de Informação.

Além desses fatores, as parcerias acadêmicas com renomadas instituições do país têm gerado conquistas importantes pelos alunos do Univem.

A mais nova parceria dos cursos de Computação e Sistemas de Informação é com o Instituto de Computação da UNICAMP que tem levado os alunos formados pelo Univem a ingressar nos programas de mestrado e doutorado da Unicamp e também o desenvolvimento de projetos de pesquisa científicas em conjunto entre as instituições que ampliam a formação dos alunos.

O fruto da qualidade dessas pesquisas começa ser apresentada por meio das publicações internacionais em renomados eventos da área de computação.

Recentemente, o ex-aluno de Ciência da Computação do UNIVEM, Allan Mariano de Souza, atual mestrando da UNICAMP, orientado pelo Prof. Leandro Villas (UNICAMP), desenvolveu, em parceria com o Prof. Leonardo Botega (UNIVEM), Prof. Rodolfo Meneguette (IFSP) e Prof.Roberto Yokoyama (UNICAMP), o trabalho intitulado “SCORPION: A Solution using Cooperative Rerouting to Prevent Congestion and Improve traffic Condition”, publicado no evento 15th IEEE International Conference on Computer and Information, ocorrido em Liverpool, Inglaterra.

Allan explica que o SCORPION é um sistema de transporte inteligente para gerênciamento e controle de trânsito, o qual pode detectar a eminencia de congestionamentos e controla-los. Portanto, após a detecção de um congestionamento o sistema verifica quais veículos irão passar pela área congestionada e atribui novas rotas para estes veículos afim de evitar que os mesmos entre nas áreas congestionadas. Além disso, SCORPION utiliza uma abordagem cooperativa para atribuição das novas rotas, dessa forma o sistema distribui melhor o tráfego de veículos pelas ruas e evita o surgimentos de novos congestionamentos em um futuro próximo.

Além da parceria com a Unicamp, os cursos de Computação do Univem mantém projetos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Sergipe, Universidade de São Paulo e UNESP.

Para conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, acesse o site do laboratório de Pesquisa (COMPSI): www.compsi.univem.edu.br.