Alunos da Computação do UNIVEM mais uma vez no CONIC

Publicações são tradicionais nos cursos de TI

O maior congresso de iniciação científica do país, o CONIC, recebe mais de 3 mil trabalhos todos os anos. Nesta edição realizada no campus da UNAERP, em Ribeirão Preto, nos dias 27 e 28 de novembro teve a participação dos alunos do Bacharelado emCiência da Computação do UNIVEM, acompanhados pelo Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira.

É importante destacar que desde a primeira edição, em 2001, são publicados de trabalhos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM no CONIC.

Alguns professores do UNIVEM que participaram das primeiras edições do congresso e hoje são doutores na área de computação, como Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira e Prof. Rodolfo Barros Chiaramonte, este o vencedor do prêmio de melhor trabalho de iniciação científica do Brasil em 2001. O UNIVEM incentiva a participação dos alunos no CONIC, mostrando com exemplo que a formação de um pesquisador e um profissional se constrói ao enfrentar desafios como esse no inicio de sua carreira.

Alunos e trabalhos publicados

Cláudio Roberto Costa

3º Ano de Ciência da Computação

IPs Soft Cores Para Criptografia de Cifras de Blocos Leves.

Fernanda Mayumi Ohnuma Tachibana (Bolsista CNPq)

2º Ano de Ciência da Computação

Protótipo de Redes Veiculares: Algoritmo de Segurança no Contexto Da Criptografia Homomórfica

Thiago Aparecido Gonçalves da Costa (Bolsista CNPq)

2º Ano de Ciência da Computação

API de Criptografia Leve para Dispositivos Móveis (Smartphones e Tablets)

Cristiano Vicente

3º Ano de Ciência da Computação

Laboratório Virtual para Prototipação em Hardware Usando FPGA

Entre os melhores trabalhos

Nesta edição o aluno, Thiago Aparecido Gonçalves da Costa, que é bolsista CNPq, teve seu trabalho classificado entre os 10 melhores na área de ciências exatas e da terra. Todos os anos o UNIVEM tem alunos classificados entre os melhores.

O trabalho intitulado “API de Criptografia Leve para Dispositivos Móveis (Smartphones e Tablets)” atende uma necessidade comum de proteger informações transmitidas ou armazenadas em smartphones ou tablets, criando um mecanismo de confidencialidade de informações para usuários.

conic2015

Fernanda, Cláudio, Thiago e Cristiano (da esq. para a dir, alunos do curso de Ciência da Computação do UNIVEM)

O CONIC

Realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científi­ca, o que contribui para a formação de pro­fissionais cada vez mais qualifi­cados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científi­ca agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Fonte: Jornal do Univem