Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem lançam revista científica

Lançamento da revista JADINa noite do dia 08 de outubro, foi lançada, no Auditório Shunji Nishimura do Univem, a Revista Científica Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics – JADI, periódico mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

A revista é produzida pelo COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório e centro de pesquisa vinculado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM.

Segundo o Prof. Dr. Leonardo Castro Botega, editor da JADI, o periódico objetiva ser uma publicação eletrônica internacional de alta qualidade, de revisão criteriosa, que apresenta artigos científicos inovadores sobre aspectos práticos e teóricos de temas relevantes e atuais em informática e tecnologia, gestão, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação.

Lançamento da Revista JADIBotega explica que “os tópicos do primeiro número do JADI incluem, mas não se limitam a: modelos, arquiteturas, métodos, técnicas e metodologias para o desenvolvimento e gestão de sistemas de informação, abordando aspectos de interação,
segurança, disseminação, armazenamento, recuperação, representação da informação e sistemas computacionais. Neste número inaugural, estamos honrados em apresentar trabalhos convidados de renomados pesquisadores e profissionais que contribuíram significativamente para o avanço da ciência e tecnologia nos últimos anos”.

O professor Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, explica que no cenário contemporâneo, tecnologias computacionais são utilizadas para fazer frente à explosão informacional. Esse cenário caracteriza-se pela indissociabilidade entre informação e tecnologia e, neste contexto, estudos, métodos e ambientes informacionais digitais que abordem os fenômenos informacionais são objetos de investigação. Neste contexto, a revista JADI desponta como um locus de comunicação das pesquisa científicas que investigam essas questões e trazem novos conhecimentos para a comunidade científica e profissional.

Lançamento da revista JADIO Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador de pesquisa e extensão do Univem e coordenador-adjunto de Ciência da Computação acredita que estes artigos demonstram a alta qualidade, excelência e relevância que esperamos
de um  journal. Nosso objetivo é que o JADI emerja como um fórum dinâmico e ativo para a disseminação
de ideias inovadoras que contribua para o desenvolvimento da informática.

A revista terá sua periodicidade semestral e artigos para o próximo número que deve ser lançado em abril de 2016 já podem ser submetidos ao website da revista: www.univem.edu.br/br/jadi.

Clique na capa da revista abaixo e confira os artigos publicados em seu primeiro número.

JADI