Provas e Gabaritos do ENADE 2014

O INEP divulgou as questões e gabaritos das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2014), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Neste ano entre outros cursos, foram avaliados os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

As provas e gabaritos podem ser baixadas do endereço: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade/provas-e-gabaritos-2014.

Dê sua opinião sobre a prova.

O vídeo abaixo mostra as mudanças nos cálculos do CPC:

CPC – Conceito Preliminar de Curso

Para agregar ao processo de avaliação da educação superior critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos, o Inep criou um novo indicador. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

O CPC será divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Operacionalmente, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos, ou seja, cursos com conceito igual ou maior que 3, podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.

Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.