WRVA 2014 – Palestra 3 – Do conceito à mecânica de serious games com realidade virtual e aumentada: propostas de aplicação e tecnologias envolvidas

Resumo: O uso de serious games com realidade virtual e aumentada pode contribuir em processos educacionais, instituindo propostas diferenciadas, marcadas pela ludicidade, imersão e motivação. Para o desenvolvimento deste tipo de aplicação é necessário explorar, dentre outros, conceitos pertinentes à mecânica de jogos digitais, suspensão da descrença, teoria do fluxo, classificação de serious games, bem como os desafios existentes e as diretrizes que contribuam para sua elaboração. Este panorama é complementado por uma contextualização das tecnologias que podem ser utilizadas e exemplos de serious games com realidade virtual e aumentada.

Pollyana Notargiacomo Mustaro
Pedagoga Graduada pela Universidade de São Paulo, Instituição em que também se titulou como Mestre e Doutora em Educação. Atualmente é Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve atividades de Docência e Pesquisa junto à Faculdade de Computação e Informática e ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Dentre suas áreas de investigação destacam-se Jogos e Estudos Culturais, Serious Games, Design Instrucional, Tecnologia Educacional, Educação Online, Redes e Mídias Sociais Digitais, Arquitetura Informacional e Usabilidade.