WRVA 2014 – Palestra 2 – Reconhecimento e comandos por voz em português do Brasil aplicados às Realidades Virtual, Aumentada e Misturada

Resumo: Dotar equipamentos com recursos de reconhecimento e comandos por voz em português do Brasil, inclusive no que diz respeito a aplicações com Realidades Virtual, Aumentada e Misturada é uma tendência em termos de desenvolvimento tecnológico em geral. É necessário, para tanto, estabelecer critérios quanto à identificação e classificação de alguns equipamentos e/ou softwares que operam com esse recurso em nosso idioma. Nesse âmbito, é essencial obter sugestões de como proceder com eventuais análises quando se trata de avaliar a adequação de tais recursos no que diz respeito aos quesitos usabilidade e acessibilidade, ou seja, o uso cotidiano por parte do falante nativo. Algumas dessas informações baseiam-se em dados atualizados do Atlas Linguístico de Brasil – ALiB – e todo o conteúdo é guiado sob a luz de teorias como Sociolinguística, Geolinguística, Fonética e Fonologia, Linguística Geral, Processamento de Linguagem Natural, Processamento de Sinais da Fala, Inteligência Artificial entre outras.

Edio Roberto Manfio
Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Tecnologia de Garça onde desenvolve projeto em Regime de Jornada Integral – RJI. Atua nas áreas de Linguística Geral, Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Dialetologia, Processamento de Linguagem Natural, Processamento de Sinais da Fala, Análise do Discurso e Linguística Textual e possui também formação na área de eletrônica.