Alunos do Univem receberam Menção Honrosa na área de segurança de informação

???????????????????????????????

Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas Informação do UNIVEM fomentam a pesquisa científica desde o primeiro ano de graduação, oferecendo infraestrutura e docentes pesquisadores para a produção de trabalhos com impacto regional, nacional e internacional.

O respeitado evento SBSeg, na área de segurança de informação, premiou nessa edição os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Luan Cardoso dos Santos e Guilherme Rodrigues Bilar, que receberam a menção honrosa como melhor trabalho no SBseg/ WTICG – 2014. Sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, que tem mais de 10 anos dedicados a pesquisa de ponta na área, os alunos puderam trilhar esse caminho até resultados importantes e significativos conquistados.

O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele representa o principal fórum no país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

A 14a edição do simpósio foi realizada de 03 a 06 de Novembro de 2014, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua organização está sob a responsabilidade do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. O evento foi composto por sessões técnicas, minicursos, palestras, workshops, e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional.

Com a área de segurança de informação em alta, o vocabulário contendo termos como CRIPTOGRAFIA, SALA COFRE, SEGURANÇA NA TRANSMISSÃO/ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES entre outros, foi veiculado pela grande mídia nessa época de eleições e problemas que o País enfrenta para proteger suas fronteiras virtuais.

O trabalho intitulado “Implementação do esquema totalmente homomórfico sobre inteiros de chave reduzida”, apresenta a comunidade de pesquisadores e empresas um modelo de criptografia que atende as necessidades dos sistemas computacionais modernos. O trabalho tem um viés técnico-científico aprofundado, porém com contribuições diretas para sociedade, garantindo a melhor qualidade em serviço de segurança de informações como: confidencialidade, autenticidade e integridade de informação no formato digital, explica o professor Dacêncio.

Os resultados desse trabalho também foram publicados no SBC/WSCAD (Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho) realizado em outubro em São José dos Campos. Agora esperamos a resposta do Inscrypt 2014, um evento internacional que será realizado na China neste ano, comenta Luan e Guilherme.

Este trabalho foi apoiado pelo CNPq e desenvolvimento no laboratório de pesquisa em Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab). Acesse para mais informações: compsi.univem.edu.br