faixa

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de novembro Marília será sede do XV Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, evento nacional de computação promovido pela Comissão Especial de Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Pela segunda vez o evento é realizado no Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), que em 1999 sediou a segunda edição do evento.

O WRVA 2014 (Workshop de Realidade Virtual e Aumentada) é um evento promovido pela CERV (Comissão Especial de Realidade Virtual), que visa reunir pesquisadores, desenvolvedores, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, interessados nos avanços e nas aplicações de realidade virtual. O WRVA é a consolidação de dois grandes eventos da área de Realidade Virtual, o WARV (Workshop de Aplicações de Realidade Virtual) e o WRA (Workshop de Realidade Aumentada).

Segundo Leonardo Botega, professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e coordenador geral do evento, o WRVA tem como premissa estreitar os laços entre pesquisadores, promover a troca de experiências e facilitar a interação entre grupos de pesquisa, melhorar as condições de surgimento de novos grupos, motivar novos pesquisadores para atuar na área e mostrar aos participantes os avanços da Realidade Virtual na região centro-oeste paulista.

O evento é organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, por meio do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa aplicada mantidos pelos cursos de informática do Univem.

As atividades planejadas para o WRVA 2014 incluem: minicursos, palestras, sessões técnicas para apresentação de artigos selecionados e demonstrações de trabalhos na área.

Confira a programação do evento:

10/11 (segunda-feira): 08h30 – Credenciamento; 10h00 – Abertura; 10h30 – Palestra Realidade Aumentada e a Inovação Social com Prof. Dr. Cláudio Kirner – UNIFEI; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

11/11 (terça-feira): 10h00 – Palestra Reconhecimento e comandos por voz em português do Brasil aplicados às Realidades Virtual, Aumentada e Misturada com Prof. Dr. Edio Manfio – UEL; 14h00 – Minicurso Realidade Aumentada e Unity3D com Allan Cesar Moreira de Oliveira – UFSCar; 14h00 – Minicurso Introdução a programação para interfaces tangíveis utilizando Mt4J e PyMT com Fábio Rodrigues – USP; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

12/11 (quarta-feira): 10h00 – Palestra Do Conceito à Mecânica de Serious Games com Realidade Virtual e Aumentada com Profa. Dra. Pollyana Notargiacomo Mustaro – Mackenzie; 14h00 – Minicurso Integração dos padrões MPEG na Construção de Ambientes de Realidade Aumentada com Estêvão Bissoli Saleme – IFES; 14h00 – Minicurso Utilização de Realidade Aumentada com Marcadores com Christopher Shneider Cerqueira – INPE; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

As inscrições podem ser feitas no site do evento até dia 09/11 ou pessoalmente durante o evento. Para se inscrever: http://wrva2014.univem.edu.br/wrva2014/inscricao/inscricoes.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Marília Convention & Visitors Bureau, ABS-TECH, LEAP MOTION, Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI), CNPq e Sociedade Brasileira de Computação.

Anúncios

Um comentário sobre “Marília sedia evento nacional de Realidade Virtual pela segunda vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s