faixa

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de novembro Marília será sede do XV Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, evento nacional de computação promovido pela Comissão Especial de Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Pela segunda vez o evento é realizado no Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), que em 1999 sediou a segunda edição do evento.

O WRVA 2014 (Workshop de Realidade Virtual e Aumentada) é um evento promovido pela CERV (Comissão Especial de Realidade Virtual), que visa reunir pesquisadores, desenvolvedores, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, interessados nos avanços e nas aplicações de realidade virtual. O WRVA é a consolidação de dois grandes eventos da área de Realidade Virtual, o WARV (Workshop de Aplicações de Realidade Virtual) e o WRA (Workshop de Realidade Aumentada).

Segundo Leonardo Botega, professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e coordenador geral do evento, o WRVA tem como premissa estreitar os laços entre pesquisadores, promover a troca de experiências e facilitar a interação entre grupos de pesquisa, melhorar as condições de surgimento de novos grupos, motivar novos pesquisadores para atuar na área e mostrar aos participantes os avanços da Realidade Virtual na região centro-oeste paulista.

O evento é organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, por meio do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa aplicada mantidos pelos cursos de informática do Univem.

As atividades planejadas para o WRVA 2014 incluem: minicursos, palestras, sessões técnicas para apresentação de artigos selecionados e demonstrações de trabalhos na área.

Confira a programação do evento:

10/11 (segunda-feira): 08h30 – Credenciamento; 10h00 – Abertura; 10h30 – Palestra Realidade Aumentada e a Inovação Social com Prof. Dr. Cláudio Kirner – UNIFEI; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

11/11 (terça-feira): 10h00 – Palestra Reconhecimento e comandos por voz em português do Brasil aplicados às Realidades Virtual, Aumentada e Misturada com Prof. Dr. Edio Manfio – UEL; 14h00 – Minicurso Realidade Aumentada e Unity3D com Allan Cesar Moreira de Oliveira – UFSCar; 14h00 – Minicurso Introdução a programação para interfaces tangíveis utilizando Mt4J e PyMT com Fábio Rodrigues – USP; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

12/11 (quarta-feira): 10h00 – Palestra Do Conceito à Mecânica de Serious Games com Realidade Virtual e Aumentada com Profa. Dra. Pollyana Notargiacomo Mustaro – Mackenzie; 14h00 – Minicurso Integração dos padrões MPEG na Construção de Ambientes de Realidade Aumentada com Estêvão Bissoli Saleme – IFES; 14h00 – Minicurso Utilização de Realidade Aumentada com Marcadores com Christopher Shneider Cerqueira – INPE; 14h00 – Apresentação de pesquisas em RV e RA.

As inscrições podem ser feitas no site do evento até dia 09/11 ou pessoalmente durante o evento. Para se inscrever: http://wrva2014.univem.edu.br/wrva2014/inscricao/inscricoes.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Marília Convention & Visitors Bureau, ABS-TECH, LEAP MOTION, Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI), CNPq e Sociedade Brasileira de Computação.

Um comentário sobre “Marília sedia evento nacional de Realidade Virtual pela segunda vez