Docente e ex-aluno do Univem publicam capítulo sobre oráculos de teste em livro internacional

Em sua 95ª edição, a série internacional de livros “Advances in Computers” traz um capítulo escrito pelo Prof. Dr. Paulo Augusto Nardi, do Univem, e por Rafael A. P. Oliveira, ex-aluno do curso de Ciência da Computação da instituição. Trata-se do capítulo 3, intitulado “Automated Test Oracles: State of the Art, Taxonomies, and Trends”, que pode ser conferido na edição virtual (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128001608000036), já disponível. A edição impressa será lançada em 2015. O trabalho explica em detalhes o que são e quais tipos de oráculos de teste existem. Trata-se de uma extensa revisão sobre o estado da arte em oráculos de teste, com mais de 300 artigos pesquisados e catalogados. Também foi organizada a distribuição de pesquisas feitas no mundo sobre o assunto por classe de oráculo, por rede de colaboração de autores, número de pesquisa em cada país, limitações, ferramentas de apoio e estratégias existentes, entre outros aspectos.

Para os que não são do ramo, o professor Nardi explica que são os oráculos que decidem se um programa sob teste está correto, comparando se um resultado obtido é o esperado. “Normalmente, essa comparação é feita por um ser humano, mas há bastante estudo no intuito de automatizar o processo”, destaca.

O texto é derivado do doutorado do docente, concluído em dezembro passado, na USP/São Carlos, que abordou os oráculos de teste baseados em especificação para sistemas embarcados Simulink-like. Rafael também estuda o assunto em seu doutorado, em andamento na mesma instituição.

No Univem desde 2005, o professor Nardi ministra aulas nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Além dos autores do Univem, o capítulo tem a coautoria de Upulee Kanewala, doutoranda do departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Colorado-EUA.

Fonte: Comunicação e Marketing Univem