Univem recebe fase regional da Maratona de Programação 2014

Como última atividade da VII Semana de Tecnologia da Informação do Univem, acontece hoje a fase regional da Maratona de Programação 2014, realizada pela terceira vez em Marília. O evento é tradicionalmente promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas.

A competição acontece das 09:00 às 19:00, nos laboratórios de informática do Univem, com a participação de alunos de instituições de ensino da região e de outros estados. O Univem será representado na Maratona com três times compostos por alunos do curso de Ciência da Computação, que venceram a V Maratona de Programação Interna.

As etapas regionais da Maratona selecionam os participantes da final brasileira, marcada para os dias 07 e 08 de novembro de 2014. Os times vencedores desta última etapa, por sua vez, representarão o país na final mundial do International Collegiate Programming Contest – ICPC, competição de programação promovida em todo o mundo pela Association for Computing Machinery (ACM).

A Maratona é destinada aos alunos dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). “É a terceira vez que Marília recebe a fase regional da Maratona de Programação da SBC, trazida pelo Univem em todas as ocasiões”, destaca o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem

Segundo Fusco, o objetivo da competição é promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidades em resolver problemas sob pressão são os objetivos da competição. De ano para ano, a Maratona tem sido uma espécie de vitrine para que instituições e, principalmente, grandes empresas da área, valorizando os alunos que se destacam.

A organização da fase regional está sob responsabilidade do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), núcleo de pesquisa e prática profissional mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem. Todas as informações podem ser conferidas pelo site do evento: http://www.univem.edu.br/compsi/maratona2014.