Edição do Flisol propaga cultura no Software Livre em Marília

Evento teve a participação de 200 entusiastas por TI

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) sediou ontem mais uma edição do Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre). O evento internacional acontece simultaneamente em 60 sedes, em 20 países, desde 2005 e tem a Colômbia como matriz do Festival.

Em Marília, o evento acontece desde 2001, sempre com palestras, minicursos e a distribuição e instalação de softwares livres. De acordo com o professor e coordenador adjunto do curso de Sistemas de Informaçãodo Univem, Leonardo Botega, o principal objetivo do festival é apresentar alternativas quanto aos produtos oferecidos no mercado de softwares e propagar o quer chama de “filosofia do software livre”. “O intuito é abrir a cabeça do aluno, de técnicos e profissionais da área para a cultura do software livre”, destacou. Em Marília, cerca de 200 profissionais participam do festival.

Entre os destaques das atividades realizadas ontem no campus do Univem esteve a palestra do fundador da comunidade Ubuntu Brasil, Paulo Cristiano, que falou sobre “Mercado de Trabalho para Software Livre”. O Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade fundada por Cristiano e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. O sistema contém todos os aplicativos básicos, como um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica e comunicador instantâneo.

EVENTOS SIMULTÂNEOS

O festival acontece em 60 cidades-sede simultaneamente no decorrer de todo o dia. “Trata-se de uma oportunidade de network. Enquanto o evento acontece aqui em Marília, trocamos informações com outros países e nos informamos do que está acontecendo por lá. Assim, conseguimos alinhar os objetivos do evento como um todo”, explicou Botega.

Fonte: http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/noticia/22617/Edicao-do-Flisol-propaga-cultura-no-Software-Livre-em-Marilia/