Univem promove festival de software livre

No dia 26 de abril de 2014 das 8h30 às 13h00, o Univem sediará pela quarta vez o FLISOL – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, evento internacional realizado simultaneamente em mais de 20 países desde 2005. O objetivo principal é promover a cultura do uso do Software Livre, mostrando ao público em geral a filosofia e a difusão de tecnologias de informação.

O evento é livre e haverá palestras, minicursos e distribuição de softwares livres. É um evento realizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem por meio do COMPSI – Computing and Information Systems Resource Lab.

O evento, que será realizado pelos professores e alunos do Univem, será dirigido e aberto a todo tipo de público: estudantes, acadêmicos, empresários, profissionais, entusiastas e qualquer pessoa que tenha interesse, independente de seu conhecimento de informática.

No FLISOL, realizado desde 2011 em Marília, você terá a oportunidade de instalar software livre, que é uma alternativa real e segura para outros modelos de software no seu computador, participar de palestra e mini-cursos, esclarecer suas dúvidas e conhecer algumas das diversas soluções que o Software Livre apresenta para empresas, escolas, governo e até para uso pessoal. Vale lembrar que o evento é totalmente gratuito e livre e as palestras e mini-cursos serão certificados.

A agenda será composta com as seguintes atividades:

– Palestra (8h30 as 9h30): Mercado de Trabalho para Software Livre (Fundador da Comunidade Ubuntu São Paulo)

– Distribuição de Software Livre (8h30 as 13h)

– Minicursos (10h as 13h):

• Introdução ao Linux: Curso introdutório em fundamentos e administração do sistema operacional Linux
  • NoSQL com mongoDB: Conceitos e prática sobre NoSQL e o banco de dados MongoDB.
  • Introdução ao Python: Introdução à linguagem de programação Python
  • Competições de programação com linguagens C e Java: A oficina de “Competições de Programação” tem como objetivo apresentar as diversas competições de programação existentes, onde problemas são apresentados aos competidores e vence o que resolver o maior número em menor tempo. Serão demonstradas as técnicas que geralmente são empregadas nessas competições e apresentadas as ferramentas geralmente utilizadas. A oficina será composta de uma parte prática, composta por aquecimento e competição, nos moldes da Maratona de Programação promovida anualmente pela SBC (http://maratona.ime.usp.br).
  • Personalização do WordPress para Content Management System (CMS): O curso é introdutório e terá como objetivo a personalização do WordPress para um Content Management System. É abordada sua instalação, a tradução para o português brasileiro, a instalação de plug-ins e os fundamentos de como utilizá-lo (criar páginas, colocar sob o menu).
  • Criptografia com Truecrypt: Nesse curso serão apresentadas tecnicas praticas para criar containers criptográficos, criptografar unidades removiveis e criação de volume criptografados ocultos. Será abordada tambem teoria da criptografia e boas práticas de segurança. Será utilizado o software opensource Truecrypt.
  • Introdução ao Android: Curso introdutório ao Android abordando instalação, conceitos sobre arquitetura, fluxo das aplicações baseadas na plataforma e desenvolvimento de aplicações para fixação do conteúdo.

As inscrições devem ser feitas no site do evento: www.univem.edu.br/compsi/flisol.