Venha participar da CORRENTE DO BEM!!!!
Se você quiser fazer parte, como monitor, de algum projeto de extensão, faça sua inscrição na sala de Coordenação, com a Elaine.
Período de inscrições: 17 a 28 de fevereiro.
O aluno que atua como monitor recebe 2 horas por hora trabalhada, como atividade complementar.
Professora Responsável: Renata A. de C. Paschoal – Contato: paschoal.renata@univem.edu.br
Veja abaixo maiores detalhes sobre cada projeto.
Inclusão Digital para alunos da APAE Marília
O presente projeto se enquadra no Programa de Desenvolvimento Comunitário e Integração Social uma vez que promove a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais, no caso, alunos da APAE de Marília, que possuem deficiência mental moderada.
A APAE de Marília, instituição filantrópica, atende alunos portadores de necessidades especiais e que, em sua maioria, provêm de nível sócio econômico baixo. Tem em sua proposta educacional o objetivo de, através de um curriculum adapatado e respeitando todas as diferenças individuais inerentes ao ser humano, integrar e inserir o portador de necessidades especiais na família, na escola, na comunidade e no mercado de trabalho.
Sob essa perspectiva, o Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM) pode contribuir com o Projeto Social de Inclusão Digital para portadores de necessidade especiais sob diferentes aspectos: no desenvolvimento de capacidade criativa, de apropriação de informações, de conhecimento e de comunicação, com a abordagem voltada para a melhoria de aprendizado bem como para o mercado de trabalho.
O curso é de 1 hora por semana, em um dia da semana, ainda a definir pela entidade.
Inclusão Digital para a Terceira Idade
O objetivo geral do presente projeto é propiciar a inclusão digital a Terceira Idade.
O curso visa a disseminar o conhecimento e uso da Informática Básica, fornecendo os conceitos básicos e configurações do ambiente Windows, aplicativos Microsoft Word, Microsoft Power Point e Navegador de Internet. Com o curso, os idosos poderão, além de aprender ferramentas que o auxiliem em tarefas rotineiras, a se comunicar através da internet com os seus conhecidos, o que se torna muito atrativo para a Terceira Idade.
O curso é de 1 hora por semana, em um dia da semana, ainda a definir.
Inclusão Digital para pacientes do CAPS
O presente projeto promove a inclusão digital de pessoas com necessidades de atenção à saúde mental.
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é uma entidade que oferece atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A informática é mais uma opção de inclusão social e também auxilia muito no tratamento.
O curso é de 1 hora por semana, em um dia da semana, ainda a definir.