Universitários da região têm até hoje para preencher 574 bolsas

Termina hoje o prazo de inscrição para universitários atuarem nas 2,3 mil escolas da família da rede estadual de ensino. Nesta etapa, a Secretaria da Educação do Estado oferece 14 mil bolsas para os estudantes participarem das atividades gratuitas das unidades que ficam abertas aos finais de semana. Na região de Marília, serão 574 bolsas.

O projeto, chamado de Bolsa Universidade, estabelece que a mensalidade do curso superior seja integralmente paga pela Pasta em parceria com as instituições credenciadas. Para se candidatar, o universitário precisa estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana. Mais informações: www.educacao. sp.gov.br/escoladafamilia/ bolsa-universidade.

No Bolsa Universidade, a pasta repassa a verba às instituições de ensino superior credenciadas ao programa e o valor este ano foi ampliado de R$ 310 para R$ 500. Com o aumento da bolsa, os estudantes de cursos de licenciatura poderão ter o ensino suintegralmente custeado pela Secretaria da Educação, no caso de mensalidades até R$ 500. Para outros cursos, o estudante contemplado também recebe bolsa integral, com 50% da mensalidade (até R$ 500) custeada pela Secretaria da Educação e o restante completado pela instituição de ensino superior parceira. “Com o Bolsa Universidade, nós ampliamos o acesso dos nossos jovens ao ensino superior e, ao mesmo tempo, fortalecemos a parceria com a comunidade escolar, um dos pilares do Programa Escola da Família”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Até o final do ano serão 35 mil bolsas oferecidas para que os estudantes participem das oficinas de saúde, esporte, cultura e trabalho realizadas aos sábados e aos domingos. O número é 59% maior do que os 22 mil benefícios ofertados em 2013.

Outra novidade é que a carga horária dos bolsistas foi reduzida. Até o ano passado, o universitário atuava 12 horas, divididas em 6 horas tanto no sábado quanto no domingo. Com a mudança, o bolsista cumpre apenas 8 horas de atividades na escola, podendo escolher o sábado ou o domingo.