Alunos apresentam trabalhos em evento da área de interação humano-computador

11-2013-Evento IHCEles apresentaram trabalho no Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2013), realizado em Manaus, de 8 a 11 de outubro. O IHC, principal evento científico da área de interação humano-computador no Brasil, é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Jéssica expôs o trabalho intitulado “Proposta de Modelo de Representação de Informações para Navegadores de Realidade Aumentada”, resultado de seu projeto de iniciação científica (IC), iniciado em 2012. “Trata-se de uma ferramenta de Realidade Aumentada que será útil para encontrar pontos de interesse utilizando um celular ou t, misturando a imagem que vemos pela câmera com a direção do local procurado“, explica a aluna. Para a realização da IC, ela contou com uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Jéssica está matriculada no terceiro ano do curso de Sistemas de Informação e já participa de um novo projeto de IC no Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), núcleo de pesquisa e tecnologia do Univem.

Thales, que termina a graduação em Ciência da Computação este ano, apresentou o trabalho intitulado “Aplicação para ‘Drag-and-’ de Conteúdo Multimídia entre Dispositivos de Interação e Visualização”.  Ele explica que “a pesquisa tem por objetivo ajudar as pessoas a conectar os diversos dispositivos de sua casa e transferir informação entre eles”. Como exemplo, cita o celular, a televisão, o t e até mesmo entre os eletrodomésticos. Seu projeto também teve apoio do CNPq na forma de bolsa de pesquisa.

O orientador dos dois trabalhos é o professor Leonardo Botega. “O incentivo do Univem à pesquisa científica têm sido fundamental para consolidar e complementar os conhecimentos obtidos em sala de aula”, enfatiza.

Os projetos na área de interação humano-computador do Univem têm parceria com o laboratório WINDIS (Wireless Networking and Distributed Interactive Simulation Lab) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Tradição

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que os alunos de ambos os cursos mantêm um histórico impressionante de publicações e apresentações em grandes eventos nacionais e internacionais da área de interação humano-computador. Nos últimos cinco anos, além do IHC 2013, mais de 20 artigos de expressão foram publicados em eventos como o Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Ouro Preto), Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (Rio de Janeiro), Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (Jataí), Workshop de Visualização Interativa (Rio de Janeiro) e Simpósio de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada (Singapura).