Presença na ASCrypto 2013

10-2013-Presenca na ASCrypto 2013

De 17 a 20 de outubro, expuseram suas pesquisas num importante evento internacional, a ASCrypto 2013 (Advanced School on Cryptology and Information Security in Latin America), iniciativa do Comitê Gestor Latincrypt (Latincrypt Steering Committee), em parceria com a Fapesp. Os alunos foram contemplados com bolsa pela organização do evento e ainda foram apoiados financeiramente pelo COMPSI/Univem.

Realizada em Florianópolis, a ASCrypto 2013 é um evento bianual iniciado em 2011, para promover pesquisas cientificas de criptografia, oferecendo atividades que envolvem  diversos assuntos da área, como algoritmos, criptografia, protocolos e aplicações de segurança. O principal tema da edição de 2013 foi o Post-Quantum Cryptography (PQC), método matemático computacional que possibilitaria a quebra dos principais sistemas criptográficos atuais, como é o caso do sistema criptográfico de chave pública. Entre outros temas que foram abordados, estão a criptografia homomórfica, as assinaturas baseadas em hash e a criptografia multivariada quadrática.

Orientados pelo professor Fábio Dacêncio Pereira, Luan e Guilherme pesquisam a implementação do padrão de assinatura PAdES, que é um conjunto de extensões que viabilizam métodos de assinatura avançados em arquivos PDFs, proposto pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). Este padrão de assinatura já foi adotado por países europeus e o governo brasileiro estuda sua possível implementação em processos nacionais, o que tornaria os documentos digitais seguros e confiáveis.

Os dois alunos foram convidados para ministrar curso sobre programação Python durante a 6ª Semana de Informática 2013, na ETEC Antonio Devisate, e curso de Certificação Digital na VI Semana de TI do Univem. Guilherme é bolsista PIBIC, pelo CNPq.