Parceria entre Univem e Boa Vista amplia pesquisas e oportunidades

10-2013-BVTEc

Em novembro, completa-se um ano do lançamento oficial do Centro Boa Vista de Inovação e Tecnologia (BVTec). No dia 12 de novembro de 2012, numa cerimônia que reuniu representantes das duas instituições – Boa Vista Serviços e Univem –, autoridades dos governos municipal e estadual, além de empresários do setor de TI, era lançada a semente de um grande projeto. A semente germinou e já fez brotar muitos frutos.

Instalado nas dependências do Univem, o BVTec conta hoje com um quadro de dezenas de colaboradores, entre estagiários e funcionários efetivos. Destes, 85% são oriundos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem. Rodrigo Dieger, graduado em Ciência da Computação em 2001, é um deles. No posto de gestor do Centro, ele explica que o trabalho está estruturado em células: fábrica de testes e qualidade de software, pesquisas de mobilidade e estudo de Big Data são algumas delas. “Para 2014, temos planos estratégicos de implantar novas células e ampliar ainda mais a equipe”, revela.

Para fazer do BVTec um centro avançado de tecnologia, a Boa Vista Serviços investe sistematicamente em formação e aprimoramento. “Estando no time, o jovem é direcionado para um plano especial de treinamentos e formação da empresa, com o conteúdo focado não apenas em aspectos técnicos, mas abordando também questões para o desenvolvimento pessoal e da carreira, como trabalho em equipe, marketing pessoal e outros”, detalha Rodrigo. Consultores contratados também orientam a equipe com frequência.

“A Boa Vista Serviços demanda mão de obra especializada em desenvolvimento de software e a parceria com o Univem torna-se estratégica para a empresa”, enfatiza o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da instituição. Outro diferencial, segundo Fusco, é a realização de projetos em comum com o Computing and Information Systems Research Lab (Compsi), núcleo de pesquisa e inovação em Computação e Sistemas do Univem.

A parceria com o Univem é mais expressiva ainda se considerarmos que a Boa Vista é parceira de empresas globais, como a Microsoft, Oracle e outras. “Isso consolida Marília como um polo de tecnologia no interior de São Paulo, gerando oportunidades para profissionais na área de TI e para os nossos alunos”, comemora o docente.

Via de mão dupla

A instalação do BVTec no Univem vem trazendo bons frutos para ambos os parceiros. A empresa se beneficia do ambiente universitário e da excelência do Univem na área de TI, ao mesmo tempo em que amplia oportunidades aos jovens estudantes de desenvolverem carreira em âmbito local numa das mais importantes empresas do país.

Com o apoio da Boa Vista Serviços, está sendo construído um novo auditório no Univem, próximo ao COMPSI, com capacidade para 120 pessoas.

De olho no futuro

Lucas Bastianik Martins, do terceiro ano de Sistemas de Informação, já atuava na TPC Soluções em Informática quando a empresa foi adquirida pela Boa Vista Serviços (veja box). No cargo de analista de sistemas, ele está na área de gestão da inovação. “Minha função é desenvolver sistemas para gerir e impulsionar os colaboradores da Boa Vista a apresentarem ideias inovadoras. É um trabalho muito interessante”, diz.

Eduardo Arakaki, do terceiro ano de Ciência da Computação, ingressou no BVTec na primeira turma de estagiários, em dezembro de 2012. “É o meu primeiro estágio na área e tem sido muito produtivo”, ressalta. Atuando na célula de mobilidade, ele comenta que os treinamentos oferecidos no BVTec já o qualificaram, inclusive, para ministrar cursos em EAD no Univem.

Estevam de Moraes Rodrigues, do segundo ano de Computação, é da turma mais recente. Ele estagia no BVTec desde julho deste ano. Destacado para a célula de teste e qualidade de software, ele conta que tinha pouca experiência na área, mas que está se aprimorando cada vez mais. “Aqui estamos sempre aprendendo.”

A Boa Vista Serviços

A Boa Vista é um bureau de crédito brasileiro que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É administradora do SCPC, banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e 42 milhões de registros de transações entre empresas.

Criada em 2010, é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Hoje, atua com uma rede nacional de mais de 2.000 entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil.

O BVTec

Em janeiro de 2012, a Boa Vista Serviços adquiriu a TPC Soluções em Informática, empresa mariliense especializada em ERP para entidades de proteção ao crédito. Por esta razão e pela tradição do Univem na formação de mão de obra especializada na área de TI, a Boa Vista instalou seu centro de inovação e tecnologia em Marília. O Centro Boa Vista de Inovação e Tecnologia (BVTec) ocupa as dependências do antigo prédio do Juizado Especial Cível, nas dependências do centro universitário.

Presença na Semana de TI

A Boa Vista Serviços apoiou a realização da VI Semana de Tecnologia da Informação, a SemanaTI 2013 (confira matéria nas páginas xx e xx). Além do estande montado no Espaço Recruiting, para prospecção de estudantes, a empresa fez parte da I Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio, patrocinando a entrega dos ts que premiaram os primeiros colocados e anunciando a contratação de três participantes do evento para o BVTec, no programa Jovem Aprendiz.

Com o tema ‘Big Data’, Waldir Bento de Santis, diretor executivo da Boa Vista Serviços e responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Soluções e Serviços, foi um dos palestrantes na abertura da SEmanaTI 2013.