Apaixonados por pesquisa

10-2013-Apaixonados por pesquisa

A porta de entrada para o instigante mundo da pesquisa é, sem dúvida, a iniciação científica.

É através dela que o aluno dá os primeiros passos na rica experiência de descobrir e criar conhecimento, sempre sob a orientação de professores qualificados.

Em muitos casos, a IC acaba sendo a base para novos passos, como ocorre com os trabalhos de conclusão de curso e, ainda, com o ingresso em programas de mestrado e no mercado de trabalho, um verdadeiro carimbo de ouro no currículo.

Na graduação, a participação em IC e em grupos de pesquisa é contabilizada na carga horária relativa às atividades complementares, necessárias para a conclusão do curso.

Jornal da Fundação entrevistou alguns estudantes que vivem intensamente o mundo da iniciação científica e que estavam entre os expositores durante o XIV Seminário de Iniciação Científica (SIC) Univem.

Juarez Pereira da Silva, do terceiro ano de Ciências Contábeis, é um deles. Orientado pela professora Solange Aparecida Devechi Ordones, ele desenvolve pesquisa sobre a importância das informações contábeis no processo de tomada de decisão. Juarez comenta que a atividade já lhe possibilitou produzir alguns artigos e participar de eventos da área. “O mercado de trabalho valoriza o profissional que sabe como buscar o conhecimento”, considera. O gosto por escrever estimulou-o a criar um blog (http://juarezsp.blogspot.com.br/), no qual publica artigos de sua autoria, de colegas e de docentes.

Natália Oliveira, do segundo ano de Sistemas de Informação, compartilha o mesmo prazer pela pesquisa. Orientada pelo professor Leonardo Castro Botega, ela investiga os métodos de visualização de qualidade de dados em conjunto com informações de comando e controle. Bolsista PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculado ao CNPq) desde o meio do ano, ela dedica de quatro a cinco horas diárias ao trabalho, dentro do Compsi (Computing and Information Systems Research Lab). “Depois que comecei a fazer IC, passei a ver o curso de uma maneira diferente, desejando não apenas concluí-lo, mas também desfrutar de todas as portas que já estavam abertas e que eu estava deixando passar”, ressalta.

Larissa Gonçalves César de Oliveira, do terceiro ano de Engenharia de Produção, expôs no SIC do Univem pela primeira vez. Orientada pelo professor Dani Marcelo, ela estuda o arranjo físico dos recursos físicos e humanos de uma empresa por meio da simulação computacional. Bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do CNPq), ela também considera que “a pesquisa vem sendo uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico e pessoal”.

Os amigos Caio Saraiva e Alexandre Ingles, do terceiro ano de Computação, também recebem bolsa para fazer pesquisa, respectivamente Fapesp e PIBIC. Orientado pelo professor Fábio Dacêncio Pereira, Alexandre relata que seu projeto tem como meta “propor soluções para realização da comunicação em redes de sensores, visando diminuir o consumo de energia e aumentar o tempo de vida da rede”.

Caio, que tem a orientação do professor Elvis Fusco, desenvolve sua pesquisa no contexto da arquitetura de recuperação da informação. “O objetivo é implementar um agente de extração semântica no contexto da Web que permita a localização, armazenamento, tratamento e recuperação de informações do tipo Big Data.”

Tempo integral no Univem

Letícia Tonon, do terceiro ano de Sistemas de Informação, também é estreante no SIC. Sua pesquisa, na área de recuperação da informação, tem a orientação do professor Elvis Fusco. Estagiária no Compsi, atividade que lhe garante uma bolsa integral da instituição, ela fica no laboratório todos os dias, das 9h às 16h, com a função de dar suporte ao Núcleo de Educação à Distância (NEAD).

Como estuda à noite, acaba emendando o período e só vai embora depois da aula. “Minha mãe diz que já estou morando no Univem”, brinca Letícia. “Mas eu adoro o que faço!”