Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação apresentam trabalhos em evento de IHC

1

No último mês, Jéssica Souza e Thales Sakano, alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM, estiveram em Manaus-AM para apresentarem seus trabalhos em um dos maiores eventos da área de Interação Humano-Computador, denominado Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, mais conhecido como IHC.

jessica

Aluna de Sistemas de Informação apresentando trabalho

O trabalho de Jéssica, intitulado “Proposta de Modelo de Representação de Informações para Navegadores de Realidade Aumentada”, é resultado de seu projeto de iniciação científica, iniciado em 2012. “Trata-se de uma ferramenta de Realidade Aumentada que será útil para encontrar pontos de interesse utilizando um celular ou tablet, misturando a imagem que vemos pela câmera com a direção do local procurado“, explica Jéssica.

Para a realização de seu projeto de Iniciação Científica, Jéssica contou com uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Jéssica está matriculada no terceiro ano do curso de Sistemas de Informação e já participa de um novo projeto de Iniciação Científica no laboratório de Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, denominado COMPSI.

Thales Sakano do curso de Ciência da Computação

Thales caminha para a conclusão de seu curso de bacharelado nos próximos meses e apresentará melhorias do próprio trabalho como trabalho de conclusão de curso. Seu projeto também teve apoio do CNPq na forma de bolsa de pesquisa.

O orientador dos dois trabalhos, Prof. Leonardo Botega, também membro da coordenação dos cursos, afirma que “o incentivo do UNIVEM à pesquisa científica têm sido fundamental para consolidar e complementar os conhecimentos obtidos em sala de aula e que a pesquisa científica realizada no COMPSI desperta nos estudantes o interesse pela busca incessante por respostas aos seus questionamentos”.

Os projetos na área de Interação Humano-Computador têm parceria com o laboratório WINDIS (Wireless Networking and Distributed Interactive Simulation Lab) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O professor comenta que os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM mantém em sua área de pesquisa um histórico impressionante de publicações e apresentações em grandes eventos nacionais e internacionais. Nos últimos 5 anos, além do IHC 2013, mais de 20 artigos de expressão foram publicados em eventos como o Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Ouro Preto), Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (Rio de Janeiro), Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (Jataí), Workshop de Visualização Interativa (Rio de Janeiro) e Simpósio de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada (Singapura).