VI Semana de TI do Univem celebra os 15 anos do curso de Ciência da Computação

1

O Univem celebrou na noite da última sexta-feira (25), os 15 anos do curso de Ciência da Computação da instituição durante o encerramento da 6ª edição da Semana de Tecnologia da Informação, evento tradicional organizado pelos cursos de Ciência da Computação eSistemas de Informação para interação e intercâmbio entre alunos, palestrantes e empresas.

Segundo o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação do Univem, Elvis Fusco, a Semana de Tecnologia da Informação teve este ano uma grande participação, por conta das marcas registradas do evento que promove a proximidade dos alunos com os palestrantes e também o intercâmbio de informações com as empresas da área de TI.

“Essa interação entre o prático com o teórico é o grande diferencial do evento, tanto para os alunos, quanto para as empresas que participam todos os anos conosco buscando novos talentos para o mercado de trabalho”, disse Fusco.

Mais de mil pessoas participaram das palestras e minicursos nos 4 dias do evento

Durante os 3 dias, foram mais 1.000 pessoas participando das palestras, minicursos, oficinas e visitando stands de empresas e organizações ligadas ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho na área de TI. Entre os participantes, estavam alunos, ex-alunos, profissionais, empresários, professores e entusiastas por tecnologia.

O evento teve apoio de empresas como o Banco Santander, Tray, Boa Vista Serviços, Life, Breda’s, Microcamp, OnClick, Mercosistem, Dataplace, além da ASSERTI(Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), algumas delas estiveram presentes com stands possibilitando que os alunos pudessem ter contato com seus produtos, tecnologias e serviços de recrutamento. Nos stands, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar o seu networking e estar em contato com as principais empresas de TI da região de Marília.

Espaço Recruiting SEMANATI 2013

Uma das novidades foi a realização do Hackathon App Developer, evento em parceria com a Microsoft com o objetivo de promover uma competição de desenvolvimento de aplicativos para Windows 8, ao final o desenvolvedor da melhor app ganhou um smartphone Windows Phone Nokia Lumia 710.

Outra novidade foi a premiação durante o evento dos melhores colocados na 1ª Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio que acontece no mês de outubro, evento em parceria com a ASSERTIque tem o objetivo de identificar futuros talentos e inspirar os jovens para as carreiras na área da Tecnologia da Informação.

Entrega dos prêmios para os vencedores da 1ª Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio

A programação da VI Semana de TI foi composta por palestras sobre temas como: Big DataEmpreendedorismo em TI: startups, ambientes de inovação e aceleradorasNoSQL e as Vantagens na Utilização do MongoDB, Fusões e Aquisições em Empresas de TI e Teste de Software.

Além das palestras, os participantes podem aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos participando de minicursos com temas de forte aderência com o mercado de trabalho: NoSQL – MongoDB, Projeto de Sistemas Digitais (VHDL e FPGA), Mineração de Dados com Weka API, Delphi XE 4, Introdução ao Android, Desenvolvendo a sua primeira APP para Windows 8, Certificação DigitalProdutividade com Asp.Net MVC e Entity Framework,Java Web, Instalação e Configuração do Ubuntu e Fedora e Virtualização de Banco de Dados.

Em comemoração aos 15 anos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Univem, no dia 25 aconteceu a palestra e mesa redonda “Ciência da Computação – Os Próximos 15 anos” com o Prof. Dr. João Antonio Zuffo do Departamento de Engenharia Elétrica da EPUSP e Cientista Fundador e  Coordenador Geral do Laboratório de Sistemas Integráveis – USP) que projetou o que pode-se esperar para os próximos anos na área.

Segundo Zuffo, pesquisas já foram desenvolvidas e a curto prazo teremos no mercado a TV tridimensional holográfica, que poderá ser assistida sem o recurso de óculos. “Será como nos filmes de Hollywood em que parecemos estar interagindo na cena em que estamos vendo”, comentou o palestrante.

Mesa Redonda “Ciência da Computação: Os próximos 15 anos”

Outros projetos que estão em desenvolvimento são os robôs capazes de fazer serviços domésticos e tantas outras tarefas e que vão nos ajudar em várias áreas. Além da nanotecnologia aplicada em roupas inteligentes que se adaptam ao corpo e até mesmo aquelas que são capazes de detectar problemas de saúde e usar da ciência onipresente, no caso de sinais de possível ataque cardíaco ou outras intercorrências que podem levar à morte ou deixar sequelas. “São pesquisas que já estão em desenvolvimento e em pouco tempo estarão no mercado disponível para compra”.

Homenagem ao Prof. Ildeberto Bugatti

Autor de 25 livros sobre tecnologia da informação e a sua interação com a sociedade, Zuffo destaca que as tecnologias devem mudar a maneira do ser humano viver e pensar. “Tudo está acontecendo muito rápido e apesar de a tecnologia ajudar nas tarefas práticas do dia a dia, o tempo vai se tornar cada vez mais escasso. As informações vão ultrapassar a capacidade do ser humano processá-las”, comentou.

Na mesa redonda participaram das discussões o Prof. Dr. Elvis Fusco, o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, ambos do Univem, o Prof. Dr. Adilson Eduardo Guelfi da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo além do Prof. Zuffo.