Prêmio Santander de Empreendedorismo 2012

Alunos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração estão entre os 300 melhores do país e podem passar à semifinal

O tradicional Prêmio Santander de Empreendedorismo, é destinado aos alunos de graduação e de pós-graduação, e tem por objetivo apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. Trezentos projetos foram selecionados para continuar na disputa. Entre eles, seis são do Univem (4 de Ciência da Computação, 1 de Sistemas de Informação e 1 de Administração).

Neste ano, são cinco as categorias previstas: Biotecnologia e Saúde; Economia Criativa; Empresas de Base Tecnológica; Setores Tradicionais e Jovem Empreendedor Comunitário

A premiação total é de R$ 500 mil, divididos em R$ 100 mil por categoria, além de bolsas de estudos presenciais na Babson College para os líderes dos projetos vencedores e para o professor orientador. Além do curso, as bolsas incluem a passagem aérea, hospedagem e alimentação, e deverão ser utilizadas em 2013 ou conforme matriz curricular da Babson College.

Próximas etapas

Para concorrer na primeira etapa, foi necessário inscrever um resumo do projeto. Já os 300 selecionados na segunda etapa tiveram que apresentar um plano de negócios completo.

A Comissão de Avaliação, composta por empresários e cientistas, avaliará e selecionará, dentre os 300, até 45 projetos semifinalistas, sendo até nove em cada uma das cinco categorias. A divulgação desta etapa será feita no dia 1º de novembro.

Na etapa seguinte, até três projetos serão selecionados para ir à final em cada categoria. Os finalistas serão conhecidos no dia 9 de novembro. Eles serão chamados a apresentar seus projetos a uma banca, em São Paulo, no dia 18 de novembro. Caberá a esta banca escolher os vencedores, que serão anunciados numa cerimônia festiva no dia 19, no Hotel Grand Hyatt, na capital.

Os projetos

Projeto: DATEC Ambientes Personalizados, apresentado pelo aluno do curso deAdministraçãoPaulo Sérgio dos Santos Jr.

Projeto: Serviço de Assinatura Digital ICP-Brasil via Web, projeto do aluno Leandro Yukio Mano Alves. Projeto Light: Acionamento remoto de lâmpadas via android, do aluno Paulo Sergio de Freitas Junior. Projeto: Desenvolvimento de um chatterbot para e-commerce, do aluno Pedro Paulo Machado do Amaral. Projeto: Arquiteturas Computacionais Paralelas Específicas, do aluno Rafael Gasperetti, todos alunos do curso de Ciência da Computação.

Projeto: Sistema Anti-fadiga para Automóveis, baseado em monitores cardíacos, aluno do curso de Sistemas de InformaçãoFernando Taira Yamashiro.