Vem aí a 1ª Olimpíada de Informática para alunos do ensino médio

Evento é uma promoção do Univem e da Asserti. Objetivo é identificar futuros talentos e inspirar os jovens para as carreiras de TI

???????????????????????????????

Em 2013, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil tem apresentado números três vezes maiores que o seu Produto Interno Bruto (PIB). A informação é da consultoria IDC e mostra que, contraditoriamente, o país convive com um déficit de cerca de 39,9 mil profissionais de tecnologia. Até 2015, o número deve crescer para 117 mil vagas em aberto. De acordo com a IDC, essa carência de recursos humanos se deve especialmente a três fatores: rápida expansão das empresas de infraestrutura e tecnologia do país; adoção acelerada de serviços de TI pela iniciativa privada e pelo setor público; e a ocorrência da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Outra pesquisa, divulgada no início deste ano, no CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, aponta as profissões de Engenheiro de Software e Analista de Computação no ranking das dez mais requisitadas nos Estados Unidos. Na mesma época, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou levantamento que situa a carreira de Analista de TI como a que mais gerou postos de trabalho no Brasil entre 2009 e 2012. De cada cem postos criados nesse período no país, tendo como requisito a formação de nível superior, 16 correspondiam à carreira de analista de TI.

Atentos a esse cenário, a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) e o Univem estão promovendo a 1ª Olimpíada de Informática para alunos do ensino médio e técnico, com o objetivo de identificar futuros talentos e inspirar os jovens para a carreira nas áreas da TI. A organização do evento é dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informaçãodo Univem.

A olimpíada vai verificar os conhecimentos desses estudantes nas áreas de lógica computacional e programação de computadores, premiando os que obtiverem as melhores colocações. Aos participantes, será oferecida uma capacitação prévia nos conteúdos exigidos durante a competição.

As inscrições devem ser feitas pelo site (www.univem.edu.br/olimpiada) até o dia 30/9. A premiação aos melhores colocados será realizada em uma solenidade no dia 23/10, no salão nobre do Univem, durante a abertura da VI Semana de Tecnologia da Informação da instituição.

Fonte: Jornal da Fundação