Univem recebe fase regional da Maratona

190913112928_19697_

O último sábado foi dia de competição no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, que sediou a fase regional da Maratona de Programação 2013, realizada pela segunda vez em Marília. O evento é tradicionalmente promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A competição aconteceu das 9h às 19h, nos laboratórios de informática do Univem, com a participação de alunos de instituições de cidades da região. A instituição foi representada na Maratona com três times compostos por alunos do curso de Ciência da Computação, que venceram a 4ª Maratona de Programação interna, realizada no primeiro semestre deste ano. As etapas regionais da Maratona selecionam os participantes da final brasileira, marcada para os dias 8 e 9 de novembro de 2013. Os times vencedores desta última etapa, por sua vez, representarão o país na final mundial do International Collegiate Programming Contest – ICPC (http://icpc. baylor.edu), competição de programação promovida em todo o mundo pela Association for Computing Machinery (ACM). A Maratona é destinada aos alunos dos cursos de graduação e início de pósgraduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). “É a segunda vez que Marília recebe a fase regional da Maratona de Programação da SBC, em 2010 o Univem também teve a satisfação de sediar o evento”, destaca o professor Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem. Segundo Fusco, o objetivo da competição é promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidades em resolver problemas sob pressão são os objetivos da competição. De ano para ano, a Maratona tem sido uma espécie de vitrine para que instituições e, principalmente, grandes empresas da área, valorizando os alunos que se destacam. A organização da fase regional está sob responsabilidade do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), núcleo de pesquisa e prática profissional ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem. Todas as informações podem ser conferidas pelo site do evento: http://www.univem. edu.br/compsi/maratona2013.