4Linux apoia o FLISOL em três cidades

flisol_topo

Este ano a 4Linux teve o orgulho de apoiar a realização do FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre) em três cidades brasileiras: GoiâniaAmparo e Marília. O evento é a maior iniciativa de divulgação de Software Livre da América Latina, acontecendo desde 2005. O principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Conversamos com Leonardo Botega, um dos organizadores do FLISOL Marília. Confira o bate-papo:

4Linux: Sendo o objetivo principal do evento instalar Softwares Livres nos computadores de pessoas que, espontaneamente, os disponibilizam para tal, quantas instalações ocorreram esse ano e quais os 3 softwares mais instalados?

Leonardo: Foram, aproximadamente 80 instalações de Ubuntu, OpenSUSE e Eclipse.

4Linux: Você vem percebendo algumas mudanças no público do evento nos últimos 5 anos? Quais mudanças são estas?

Leonardo: O atual público do evento são alunos de curso técnico e alunos dos primeiros anos dos bacharelados da região. No início, apenas entusiastas fora da academia se engajavam.

4Linux: Com o crescimento de Android, Cloud e Mobile, você acredita que algo possa mudar nos FLISOLs que ocorrem no Brasil nos próximos anos? Quais mudanças seriam estas?

Leonardo: A tendência é que o público de mobile aumente ainda mais. Tivemos curso de Android, esgotado em poucos dias de inscrição.

4Linux: Quando das instalações, existe alguma preferência de softwares livres por parte do público? Quais preferências?

Leonardo: Geralmente sistemas operacionais, em geral Ubuntu.

FONTE: 4LINUX