COMPSI/Univem desenvolve tecnologia de interação multitouch para RCG/Garça

Aconteceu na semana passada em São Paulo, a EXPOSEC 2013 – International Security Fair. Em parceria com o COMPSI/Univem, a empresa RCG de Garça apresentou em seu stand no evento uma tecnologia de interação e visualização que possibilitou aos visitantes conhecer de forma mais realista seus produtos e sua unidade fabril.

A tecnologia permitiu que os visitantes do stand pudessem interagir com os produtos da empresa em modelos 3D tornando mais rico o conhecimento das características dos produtos produzidos pela empresa.

2013-05-16-18-29-12

Por meio de uma tela multi-touch e de um aplicativo desenvolvido por alunos e pesquisadores do COMPSI/Univem, a tecnologia de interação foi a novidade da feira e atraiu muitos visitantes para o stand da empresa.

Para Gisele Húngaro Gomes, Analista de Marketing da RCG, “a manipulação dos nossos produtos em 3D  no nosso stand foi um diferencial bastante positivo, tanto em relação aos outros standes como também para nossa empresa e produtos. Os clientes tiveram a curiosidade de manusear e também  interagir com os vídeos e características dos nossos produtos em 3D, dando ao cliente o controle sobre o que estávamos apresentando, o modo como eles exploravam as partes dos produtos também gerou curiosidade e, para muitos, aprendizado”.

SAMSUNGSegundo o professor Leonardo Botega, coordenador do projeto, a tecnologia desenvolvida para a RCG é produto de pesquisas na área de Interfaces Computacionais desenvolvidas por alunos, ex-alunos nos laboratórios do COMPSI/Univem. Ele explica que a interface é o meio utilizado para aproximar usuários e sistemas computacionais, possibilitando-nos transmitir às máquinas nossas intenções. O aplicativo desenvolvido para a RCG trata-se de uma interface multitouch, uma das formas de interface natural, tal qual a interface de fala e gestual. Tal modalidade permite que usuários interajam diretamente sobre as informações produzidas, interferindo com as próprias mão sobre tudo que é mostrado a ele. Utilizando esta forma de interação, o usuário se sente mais envolvido com a informação, o que contribui para uma melhoria do que chamamos de experiência interativa.

Para o professor Elvis Fusco, coordenador do COMPSI, laboratório de pesquisa ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, este projeto é o exemplo que é possível utilizar resultados da pesquisa científica desenvolvida nas universidades em benefício da sociedade na inovação de produtos e serviços de empresas como nesta parceria entre o COMPSI/Univem e a RCG.

Confira abaixo o aplicativo Multitouch desenvolvido pelo COMPSI: