Inscrições para o Programa de Iniciação Científica até 16 de Junho

O que é Iniciação Científica (IC)?

A Iniciação Científica (IC) caracteriza-se por ser uma atividade de ação pedagógica transformadora enquanto instrumento de apoio teórico e metodológico na realização de projeto de pesquisa. Constitui um canal adequado de auxílio para proporcionar ao aluno a formação de uma mentalidade de articulação e organização de conhecimentos, honestidade intelectual e agente político promotor de cultura. No UNIVEM a IC é possível por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Quem pode participar do PIC?

Conforme o artigo 21 do Regulamento do PIC, os requisitos para desenvolver pesquisa de iniciação científica no UNIVEM são:
1) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação ou superior de tecnologia do UNIVEM;
2) Apresentar projeto de pesquisa em formulário próprio compatível com os objetivos da IC, vinculado às linhas de pesquisa do seu curso de graduação ou a alguma disciplina dos cursos superiores de tecnologia e com aval de um orientador capacitado para orientação na área proposta;
3) Ter disponibilidade de horário de, no mínimo, 8 horas semanais, no caso de projeto sem concessão de bolsa e 20 horas semanais no caso de projeto com concessão de bolsa;
4) Não estar no último ano do curso de graduação, quando da realização da Iniciação Científica;
5) No caso de projeto com concessão de bolsa, não possuir vínculo empregatício e/ou outras bolsas internas ou externas à Instituição.
Parágrafo Único – Estão excluídos da exigência do item 4 os alunos que, tendo realizado iniciação científica em anos anteriores e cumprido as exigências do presente Regulamento, solicitem prorrogação de seu projeto com a devida anuência de seu orientador.

Quem pode orientar IC?

Professores com titulação, no mínimo, de mestre (ou mestrando). Cada professor orientador possui uma cota máxima de 6 orientações anuais para projetos de IC.
Para solicitações de bolsas de IC ou IT o orientador deve ser Doutor (verificar o edital específico).

Quais as etapas da IC?

1) Procurar um professor (mestre ou doutor) do curso e conversar sobre a preparação do projeto.
2) Envio da proposta de IC pela área do aluno (inscrição): final do semestre.
3) Início do PIC (para os projetos aprovados): início do semestre seguinte ao de submissão.
4) Entrega de Relatório Parcial: final do semestre seguinte ao de submissão. Obs. Caso o aluno não realize a entrega do Relatório Parcial ou o professor não aprove o relatório apresentado, o aluno estará automaticamente desligado do programa de IC.
5) Entrega do Artigo Científico e, se for o caso, pedido de prorrogação da pesquisa: Semestre seguinte ao da entrega do Relatório Parcial.
6) Apresentação dos resultados da IC no Congresso de Pesquisa: novembro do ano em que o aluno participa do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Resumo das etapas obrigatórias do PIC:

PIC: duração de 2 semestres
Preparação do projeto e contato com professores
Durante o semestre letivo
Inscrição no PIC
Final do semestre letivo
Inicio no PIC
Inicio do semestre seguinte ao de submissão (semestre 1)
Relatório Parcial
Final do semestre seguinte ao de submissão (semestre 1)
Apresentação no Congresso de Pesquisa
Novembro do ano de participação no programa
Entrega do Artigo e Relatório Final
Final do semestre seguinte ao de entrega do Relatório Parcial (semestre 2)
Importante: Inscrição da proposta, preenchimento dos relatórios parcial e final e anexo do artigo científico deverão ser realizados pela área do aluno, por meio do AMBIENTE NAPEX.
Como preparar o projeto?
Para submissão do projeto de Iniciação Científica, o aluno deverá utilizar o AMBIENTE NAPEX, disponível pela área do aluno.
Estrutura básica do projeto de Iniciação Científica:
– Tema (Título do Projeto): O título deve indicar o assunto do trabalho.
– Introdução: Exposição do conhecimento que o candidato já tem do assunto; por quem o tema já foi pesquisado (síntese da bibliografia fundamental.
– Problema: O problema pode ser formulado como uma pergunta e deve: ser delimitado a uma dimensão viável; ter clareza; ser preciso; e, apresentar referências empíricas.
– Hipótese: As hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema
– Objetivo Geral: Para quê? Ligado a uma visão global e abrangente do tema. O que se pretende alcançar com a pesquisa? Pode ser iniciado com um verbo de ação.
– Objetivos Específicos: Objetivos secundários, mas não menos importantes. Apresentam caráter mais concreto. Visa definir a contribuição que pretende trazer)
– Justificativa: Razões que justifiquem a pesquisa; relevância do tema; em que a pesquisa contribuirá para o avanço do conhecimento sobre o tema.
– Metodologia: Métodos de investigação e técnicas de coleta e de análise dos dados pesquisados.
– Cronograma: Computar o prazo de 1 (um) ano, a contar da elaboração do projeto.

– Bibliografia: A utilizada para a redação do projeto e apresentada de acordo com as normas da ABNT.

FONTE: UNIVEM