Univem comprova excelência na formação em Computação

Alunos do Univem são aprovados nos melhores programas públicos de pós-graduação do país na área de Computação

Eles ainda não concluír am a graduação e já foram aprovados em renomados programas de mestrado. Fábio Rodrigues Jorge, Filipe Ravagnã Piga e Suellen de Castro Gomes da Silva estão no último ano de Ciência da Computação pelo Univem.

Os três alunos foram aprovados no processo seletivo do Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional Computação (ICMC) – USP São Carlos, de alto nível científico e reconhecido em nível nacional e internacional, tendo recebido conceito 6 – atribuído pela CAPES, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Além deles, o aluno Anderson Zapaterra Batilani, também do último ano de Ciência da Computação, foi aprovado no processo seletivo para o curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados, do Centro de Treinamento do CI Brasil, que acontece na Unicamp, em Campinas. O CI Brasil é um programa da Secretaria de Política de Informática (SEPIN), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo federal. Tradicionalmente, o curso de Ciência da Computação do Univem tem alunos selecionados para ingressar neste seleto time de profissionais que atuam na área de projeto de chips eletrônicos no país.

O aluno Fábio conta que pretende atuar na área em processamento de imagens e análise de padrões. Ele fez por dois anos Iniciação Científica, orientado pelo professor Leonardo Botega, e seus temas de pesquisas e seu TCC sempre foram relacionados à integração entre Realidade Aumentada e Interface Tangível. Foi bolsista nos dois anos de pesquisa, no primeiro ano conseguiu bolsa PIBIT e no segundo bolsa PIBIC, ambas do CNPq. Fábio disse, também, que pensa em seguir a área acadêmica com vínculo de pesquisador.

“Pretendo também atuar na área de pesquisa e inovação em empresas multinacionais, como IBM, Samsung, entre outras”. Suellen desenvolveu suas pesquisas nas áreas de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação. Ela conta que se aproximou da área devido à grande admiração pela matemática. Para ela, compreender a teoria matemática e de computação prepara o aluno a entender o funcionamento das partes práticas e, possivelmente, permitir o avanço dessas áreas. “Essa oportunidade abrirá um mundo de possibilidades e meu principal objetivo será aprender e contribuir com estes novos conhecimentos”, comenta.

Suellen relata que, no curso de graduação, teve a oportunidade de conviver com bons professores, que lhe ensinaram muito, tanto academicamente como profissionalmente. “Eles me mostraram a importância da Ciência da Computação, evidenciando que seu estudo pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento humano”.

A aprovação de alunos ainda na graduação e ex-alunos do Univem nos melhores programas de pós-graduação do país tem sido regra. Nos últimos anos, 100% dos estudantes que prestaram processos seletivos para programas de mestrado na UFSCar, USP, UFRGS e Unesp foram aprovados.

Esses são os primeiros resultados dos processos seletivos realizados pelos alunos do Univem. Outros aguardam a publicação da seleção em várias instituições.

A maioria dos programas de mestrado das universidades públicas utiliza em seu processo seletivo o resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). “Os alunos do Univem têm obtido excelentes notas neste exame, facilitando a aprovação nos processos seletivos”, comenta o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da instituição. Ele enfatiza que além do ensino de qualidade e a experiência dos docentes na área de pesquisa, esse resultado também é fruto do incentivo à iniciação científica que os alunos recebem desde o primeiro ano do curso e o apoio por meio de bolsas CNPq e FAPESP buscada por professores aos alunos e à publicação nos melhores eventos de pesquisa do país. O coordenador parabeniza os alunos pela conquista e a todos os professores que contribuíram para a sólida formação acadêmica que resultou nesse sucesso.

Fonte:
Diário de Marília
Jornal da Manhã

Matérias relacionadas:
Univem aprova 100% de alunos de Ciência da Computação no mestrado da UFSCAR
Alunos de Ciência da Computação aprovados em mestrado na UNESP
Alunos de Ciência da Computação aprovados para mestrado na UFSCAR
Aprovados no mestrado ainda durante a graduação