UNIVEM/COMPSI marca presença no CertForum 2012 (Florianópolis) com apresentação de trabalho acadêmico.

Fonte: Site o ITI

Na quarta-feira, 17 de Outubro, aconteceu o circuito de exposições acadêmicas do 10º CertForum – etapa Florianópolis. Durante o evento na capital catarinense, última etapa dos fórum de certificação digital em 2012, seis trabalhos foram apresentados contendo resultados de pesquisas científica e tecnológica relacionadas com a certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Os debates, transmitidos pela internet em tempo real, foram conduzidos pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos Machado.

O professor e coordenador adjunto do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), Fábio Dacêncio, apresentou o artigo “Assinador Digital ICP-Brasil: implementação de referência em Java” abordando a produção de um software para assinatura digital no padrão ICP-Brasil desenvolvido em Java, enfatizando a experiência no processo de elaboração do assinador e do verificador da assinatura digital além da ferramenta de carimbo de tempo (SignServer) adaptada ao modelo ICP-Brasil. Foram apresentados os pontos críticos encontrados, as tecnologias de implementação e os resultados atingidos com o trabalho.

Este trabalho é fruto da parceria do UNIVEM/COMPSI e LSI-TEC/LEA, sob a supervisão do Prof. Dr. Adilson Eduado Guelfi, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira e Prof. Rodolfo Barros Chiaramonte. O software está sendo desenvolvido por alunos do Curso de Ciência da Computação do UNIVEM. Ettore Leandro Tognoli, Cleverson Abreu Teotonio e Leandro Yukio Mano Alves hoje fazem parte de um grupo seleto de pessoas no país que possuem conhecimentos avançados na área de certificação digital e assinatura digital.

Acesse e confira: facebook.com/iti.icpbrasil
Também no site do ITI: www.iti.gov.br