Univem marca presença em Simpósio de Realidade Virtual no Rio de Janeiro

O Univem foi representado no XV Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2012) com um artigo escrito por  Fábio Rodrigues (aluno do 4º ano de Ciência da Computação), em parceria com o professor Leonardo Botega, Fernando Sato (ex-aluno de Ciência da Computação e atual  mestrando na UFSCar) e Allan de Oliveira (colaborador do laboratório Windis/UFSCar).

O artigo intitula-se “Framework de Integração de Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis para Ampliação da Interação do Usuário”.  O SVR e o WRVA (Workshop de Realidade Virtual e Aumentada) são as maiores conferências em Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Brasil patrocinadas pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Esse ano aconteceu em Niterói no Rio de Janeiro realizado no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) localizado no campus da UFRJ.

O evento foi promovido pela UFF (Universidade Federal Fluminense) em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e com a Petrobrás e reuniu pesquisadores, estudantes e outros profissionais das áreas acadêmicas, industrial e comercial interessados nos avanços e nas aplicações da RV e RA.

O Prof. Leonardo diz que o evento visa reunir pesquisadores, promovendo a troca de experiências e facilitando a interação entre grupos de pesquisa, criando melhores condições para novos grupos de pesquisa inter-institucionais, bem como trabalhando como instrumento para exibição dos avanços da Realidade Virtual e Aumentada no Brasil e no mundo.

Fábio conta que o evento foi muito bom para saber se pesquisas realizadas na instituição estão atualizadas. Se os assuntos que estamos abordando são bem vistos pelo meio acadêmico, completou.

Fábio atualizou seus conhecimentos com mini-cursos e também fez network “peguei contato de várias pessoas e empresas que trabalham na área” disse.

Historicamente o UNIVEM, dentre alunos e docentes, já publicou aproximadamente 40 artigos entre esses dois eventos (SVR e WRVA) sendo que a segunda edição deste evento aconteceu em Marília no UNIVEM, em 1999.

O professor Leonardo trouxe uma novidade do evento que o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, professor Dr. Elvis Fusco comemora: “em 2014 teremos o privilégio de sediar o XI WRVA (Workshop de Realidade Virtual e Aumentada), trazendo visibilidade ao COMPSI e UNIVEM, além de consolidar definitivamente essa área de pesquisa em nossa instituição”.

Foto: professor Leonardo Botega e o aluno Fábio Rodrigues no CENPES no Rio de Janeiro.