Univem promove III Maratona de Programação

Aconteceu neste sábado (02/06) no UNIVEM, a III Maratona de Programação, competição anual promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da instituição. A organização da maratona está sob responsabilidade do COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab).

A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Durante 3 horas as equipes têm que resolver o maior número possível dentre 5 problemas propostos. A prova é totalmente prática e cada equipe tem um computador a sua disposição para a realização dos problemas que podem ser implementados nas linguagem C ou Java.

Nesta terceira edição, a competição contou com 7 equipes formadas por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A competição seleciona as equipes que vão representar o Univem na Maratona de Programação 2012 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O ambiente computacional para a realização da prova é baseado no sistema operacional Linux e faz uso do software BOCA (http://maratona.ime.usp.br/manualBOCA.html) que é um software criado para controlar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da SBC.

Nesta edição da maratona o grau de competitividade foi muito grande. Dos 5 problemas propostos, 4 foram resolvidos por 4 das equipes, sendo o tempo o segundo critério de desempate. Ainda assim, o segundo e o terceiro lugar empataram no tempo e a decisão foi pelo número de submissões erradas.

Os integrantes das equipes melhores colocadas são:

1° Lugar – Nota Vermelha:
Allan Mariano de Souza (3BCC)
Éttore Leandro Tognoli (4BCC)
Otávio Guilherme Arruda dos Santos (3BCC)

2° Lugar – U.R.S.O.
Alexandre José Dutra Gomes (4BCC)
Fábio Rodrigues Jorge (4BCC)
Filipe Ravagnã Piga (4BCC)

3° Lugar – Blue Screen
Caio Saraiva Coneglian (2BCC)
Renan Avansi Marques (2BCC)