Univem expôs tecnologia e informação na Feira de Profissões do Cristo Rei

O Univem esteve presente na 3ª edição da Feira de Profissões do Colégio Cristo Rei, realizada nos dias 24 e 25 de maio, com muita tecnologia, informações sobre seus cursos, pequenos cursos e oficinas.

No estande institucional, além da presença dos professores e alunos, houve também uma programação bem diversificada para quem quisesse conhecer, por exemplo, um pouco mais sobre fotografia digital, ou mesmo pegar dicas sobre como controlar a mesada e fazer um pé de meia para o futuro profissional.

O Prof. Ms. Eduardo Rino, coordenador do Instituto Superior de Tecnologia (IST) do Univem, ministrou palestra sobre orçamento pessoal, um estudo e planejamento sobre como administrar a mesada, investindo no lazer, no pagamento das continhas pessoais, mas já se preparando para a entrada em um curso superior, em que o cenário muda totalmente e outros itens passam a fazer parte da planilha pessoal. Os participantes viram como é importante saber administrar o dinheiro, considerando uma série de itens que estão diretamente ligados com a realidade do curso superior, como, por exemplo: o transporte, a alimentação, a aquisição de livros básicos, que passarão a compor uma pequena biblioteca pessoal, fonte permanente de consulta.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, ministrou a palestra “As áreas de atuação do profissional de TI”. Ele destacou o perfil desejado do aluno e do profissional de Tecnologia da Informação, cenários do mercado de trabalho e oportunidades. “Procurei mostrar que esta é uma área que registra um alto déficit de profissionais, com uma grande demanda por gente qualificada”, disse.

Já o professor Fábio Borgues ministrou uma oficina sobre fotografia digital, abordando conceitos básicos da fotografia, como luz, enquadramento, flash, fotografia digital x fotografia analógica.

Alunos dos cursos de Design de Interiores encarregaram-se da decoração do estande, que contou com fotos produzidas por eles, mostrando propostas de projetos de decoração e de paisagismo, focando a funcionalidade de ambientes de trabalho ou residencial, em plena sintonia com a sustentabiliddade. Os alunos do curso de Design Gráfico expuseram fotos com imagens capturadas no próprio evento, utilizando e demonstrando os recursos do programa Photoshop.

Mesa interativa

Um dos destaques da participação do Univem na Feira de Profissões do Cristo Rei foi a mesa de interface tangível, desenvolvida por alunos e docentes vinculados ao Compsi (Computing and Information Systems Research Lab), núcleo ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Através da mesa, os visitantes puderam pesquisar os cursos oferecidos pelo Univem e, também, acessar o Mapa Turístico de Marília, conhecendo detalhes e curiosidades sobre a cidade. Ivan Evangelista Júnior, chefe de gabinete e gerente de Marketing do Univem, também membro associado do Marília Convention Bureau, conta que o mapa da cidade foi digitalizado e incrementado com fotos de alguns pontos turísticos de sua autoria, como a represa Cascata, prédios históricos, aeroporto, rodoviária e outros. “Ao tocar nos pontos indicados, os visitantes puderam conhecer os encantos de Marília, tudo com a mais moderna tecnologia, desenvolvida pelos nossos alunos e professores”, destaca Ivan.

A mesa de interface tangível é parte de uma pesquisa desenvolvida no Compsi desde 2010, sob a coordenação do Prof. Ms. Leonardo Botega. Envolve alunos da graduação e é mantida em colaboração com o laboratório WINDIS (Wireless Networks and Distributed Interactive Simulations), do Departamento de Computação da UFSCar, no qual o docente do Univem desenvolve seu doutorado.

Uma resposta para “Univem expôs tecnologia e informação na Feira de Profissões do Cristo Rei

1. Pingback: ETEC de Marília desenvolve projeto com tecnologia COMPSI/Univem | Blog do Fusco