COMPSI completa dois anos e comemora objetivos alcançados

Criado em 2010, o Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), núcleo de pesquisa e tecnologia ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, chega aos dois anos em maio, repleto de realizações e objetivos alcançados.
Com seu conjunto de laboratórios, pesquisadores e expertise, o COMPSI vem se integrando e contribuindo para as atividades do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPEx). Além do fomento à pesquisa, gera projetos de software e hardware com vínculo no mercado, colocando os alunos em situações profissionais reais, propicia cooperação com outros laboratórios de pesquisa, estimula parcerias com empresas públicas e privadas no desenvolvimento de software, promove treinamentos corporativos e busca recursos em órgãos como Fapesp, CNPq e outros.

Pesquisa e inovação

“Um dos objetivos do COMPSI é estimular projetos de pesquisa e inovação com empresas privadas, ajudando-as no desenvolvimento de tecnologias estratégicas em seus negócios”, ressalta o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Neste contexto, atualmente há uma parceria com o Grupo Jacto, de Pompéia. Alunos do Univem e funcionários da empresa estão desenvolvendo nos laboratórios do COMPSI um projeto na área de Interfaces Computacionais, que envolve a criação de um software para implementar um middleware, que utiliza a interação natural de gestos e fala com os navegadores de Internet convencionais, projeto sob coordenação do professor Leonardo Botega.

O COMPSI tem estimulado os alunos desde os primeiros anos a ingressarem no universo da pesquisa por meio de projetos de iniciação científica. Vários têm sido contemplados com bolsas PIBITI e PIBIC (do CNPq) e FAPESP.

“Mais do que o ganho econômico, as bolsas representam aos alunos um grande estímulo para o aprofundamento teórico sobre os temas estudados, construção de novos conhecimentos, aprimoramento da formação pessoal. Estudantes que usufruem bolsas de pesquisa amadurecem habilidades de estudos, pesquisas e produção científica, aumentando suas chances de sucesso na vida profissional”, enfatiza a Profª. Drª. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de Graduação do Univem.

Como consequência dessas ações, anualmente os alunos têm publicado os resultados de suas pesquisas em eventos de renome nacional e internacional. Em 2012, o curso de Ciência da Computação será contemplado com a ida da aluna Maria Carolina de Souza Santos, do quarto ano, para a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, como bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.

Capacitação de profissionais

Semestralmente, o COMPSI oferece treinamentos em tecnologias de programação de sistemas, infraestrutura de TI e gestão de projetos de desenvolvimento de software, sempre a partir de demandas apontadas por empresas e profissionais de TI.

Para facilitar o acesso a essas capacitações, são oferecidos descontos para alunos e ex-alunos do Univem.

Parcerias

O COMPSI mantém parcerias com instituições de ensino, como as FATECs e ETECs de Marília e região; centros e laboratórios de pesquisa de universidades públicas e privadas; órgãos de fomento à pesquisa; entidades como a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e NDS Marília (Núcleo de Empresas Desenvolvedoras de Software de Marília); empresas de TI de abrangência internacional, como a Microsoft, a Oracle e a IBM.

Com a parceria com o LSI-TEC, ligado à Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, está em desenvolvimento o projeto de um software de assinatura digital no padrão ICP-Brasil. O projeto envolve professores e alunos do Univem, que são contemplados com bolsas, e pesquisadores do LSI-TEC.

A parceria com o laboratório WINDIS, da Universidade Federal de São Carlos, envolve projetos nas áreas de Interfaces Tangíveis, Realidade Aumentada Móvel e Interfaces Naturais, gerando projetos de iniciação científica orientados de forma colaborativa entre professores dos dois laboratórios. Um exemplo é a Mesa de Interface Tangível, que tem sido destaque em eventos de Marília e região.

Já a relação com a Universidade Federal de Sergipe tem permitido que artigos científicos sejam publicados em revistas e congressos internacionais. Recentemente, professores do COMPSI participaram de um congresso de TICs voltadas para os megaeventos esportivos que serão realizados nos próximos anos no país.

Parcerias com instituições de classe e governamentais, como o NDS Marília, têm aproximado os alunos das oportunidades de estágio e contratação das principais empresas de software e TI da região.

Neste sentido, “a parceria com o Núcleo de Empresas de Software de Marília e Região (NDS Marília), tem aproximado nossos alunos das empresas da região e preparando profissionais com maior aderência às necessidades de mão-de-obra do mercado”, ressalta o Prof. Elvis.

Núcleo de Prática em Sistemas de Informação

O desenvolvimento de um novo software de controle de clientes para a NK Odontologia, empresa parceira do Grupo Jacto e que atua na prestação de serviços de prevenção odontológica, é um dos projetos em andamento no Núcleo de Prática em Sistemas de Informação do COMPSI.

O aluno Otávio Guilherme Arruda dos Santos, do terceiro ano de Ciência da Computação, um dos participantes do projeto com a NK, considera a oportunidade valiosa para sua formação. “O projeto está sendo uma grande porta que se abre para mim”, relata. Otávio diz que está colocando em prática as etapas de desenvolvimento de software, desde a análise de negócio até o desenvolvimento de Banco de Dados e RIA (Rich Internet Application).

Eventos

Nestes dois anos, o COMPSI realizou grandes eventos, como é o caso da Semana de TI e do FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre).

No âmbito científico, é organizado a cada dois o CITOS (Congresso de Inovação com Tecnologias Open Source).

Captação de recursos e investimentos

Um dos pilares do COMPSI e fator motivador de sua criação é a auto-sustentabilidade.
Neste cenário, foram adquiridos equipamentos, inclusive importados, para fomentar os projetos nas áreas de Interfaces Computacionais e Robótica Aplicada.

Recentemente, foram importados equipamentos de última geração para a implantação de um novo laboratório de hardware, com uso em aulas práticas nas disciplinas da área de Sistemas Digitais, bem como nas pesquisas desenvolvidas por alunos e professores nos laboratórios do COMPSI. “Isso permitirá a criação de projetos de qualidade nas áreas de robótica, automação e prototipação de hardware, melhorando a formação dos alunos e gerando publicações em eventos científicos de renome nacional e internacional”, destaca o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, responsável pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPEx) do Univem e pela área de pesquisa do COMPSI.

Os recursos captados pelo COMPSI têm financiado a participação de alunos e professores em eventos científicos, o que contribui para a publicação de suas pesquisas em revistas de grande relevância.

Núcleo de Educação à Distância

O COMPSI criou o Núcleo de Educação à Distância (NEaD), que utiliza a plataforma open source Moodle.

O Prof. Ms. Leonardo Botega, responsável pelo NEaD, destaca que, no início, eram oferecidos treinamentos básicos sobre o próprio ambiente de EaD. “Logo, passamos a oferecer disciplinas de dependência e adaptação à distância que, em 2012, já abrangem todos os cursos do Univem. Futuramente, a perspectiva é oferecer outros níveis de curso, como treinamentos técnicos e corporativos e pós-graduação lato sensu.”

Confraternização

No dia 19 de maio, uma animada confraternização uniu alunos, professores e funcionários ligados aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação para comemorar os dois anos do COMPSI.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: