Resultados da IV Semana de TI do Univem

Um grande número de participantes acompanhou o evento

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o Univem tornou-se o centro de TI do oeste paulista com a IV Semana de Tecnologia da Informação, evento promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Foram mais 1.000 pessoas participando das palestras, minicursos, oficinas, workshop e visitando stands de empresas regionais e multinacionais de TI. Entre os participantes, estavam alunos, ex-alunos, profissionais, professores e entusiastas por tecnologia.

O evento teve apoio de grandes empresas como IBM, Banco Santander, Pagamento Digital, Tray Tecnologia, SAP, entre outras, algumas delas estiveram presentes com stands possibilitando que os alunos pudessem ter contato com seus produtos, tecnologias e serviços de recrutamento.

Empresas expuseram seus produtos e tecnologias nos stands do evento

Nos stands os alunos tiveram a oportunidade de ampliar o seu networking e estar em contato com as principais empresas de TI da região de Marília e também com empresas multinacionais.

Temas como Governança Corporativa, Certificação em TI, Métodos Ágeis, Desenvolvimento de Software, Coding Dojo, Plataformas Móveis, entre outros, permearam as discussões e ampliaram a formação acadêmica dos alunos dos cursos do Univem.

Com o objetivo de inspirar os jovens do ensino médio para a área de TI, aconteceu durante o evento, o III Workshop “Bem-vindo à Computação”,  que apresenta as áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, onde acontecem as melhores oportunidades geradas pelas demandas das empresas e instituições de ensino e pesquisa por talentos e profissionais capacitados. Os minicursos do workshop foram ministrados por alunos ligados ao Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI.

Em 2014, haverá um déficit de 200 mil profissionais para o setor de TI, 45 mil vagas somente para programadores e analistas de sistemas. Neste contexto, a IV Semana de Tecnologia da Informação do Univem colaborou para fomentar a procura pela área de TI e pela qualificação dos nossos alunos e dos profissionais das empresas da região.

Alunos interagem em mesa de interface tangível no stand do COMPSI

Além desses resultados, a partir do evento foram criadas parcerias com as empresas IBM e SAP para oferecimento de treinamentos para certificação, ampliando, assim, a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e qualificando e aperfeiçoando a mão-de-obra das empresas de TI de Marília e Região.

O COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), núcleo de ensino e pesquisa ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, teve um stand no evento onde a comunidade pôde acompanhar projetos de pesquisa dos alunos nas áreas de interfaces tangíveis e realidade virtual aumentada.

Veja fotos do evento: http://twitpic.com/e/1zzc e o que alunos disseram sobre o evento no twitter: https://twitter.com/#!/search/realtime/%23semanati