CITOS 2010: evento no Univem trouxe inovação e pesquisa sobre software livre

Abertura do CITOS 2010

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro, o Univem, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, promoveu o Congresso de Inovação com Tecnologias Open Source (CITOS 2010), evento de abrangência nacional apoiado financeiramente pelo CNPq e estrategicamente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento foi organizado pelo COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), núcleo de pesquisa e prática dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Em um processo concorrido entre muitas instituições no país, o Univem foi contemplado no edital do CNPq para promoção de eventos de Inovação Tecnológica no Brasil.

Esta aprovação é um certificado e reconhecimento da qualidade do corpo docente e infra-estrutura dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM.

O evento foi um marco para a cidade de Marília e região pois devido ao seu caráter pioneiro trouxe pesquisadores e profissionais que são referência em todo o país na área de software livre. Os artigos apresentados no Workshop Open Source (I WOS) foram de um nível excelente com grandes contribuições no universo open source.

Palestra “Ubuntu – Libertando seu desktop” com Paulo Christiano (Ubuntu-SP)

A participação efetiva dos nossos alunos no apoio e organização de todas as atividades do evento foi um diferencial e mostrou o engajamento e interesse deles no sucesso do evento. As palestras e minicursos mostraram aspectos atuais e importantes da área com profissionais conceituados e tendo como público além de nossos alunos, pesquisadores, profissionais e entusiastas interessados em se atualizar e discutir a respeito de tendências do uso e produção de software livre.

O Install Fest, promovido no evento, enfatizou a contribuição do CITOS na divulgação da cultura do uso de softwares livres que pode beneficiar muito as empresas tornando-as mais competitivas com a otimização de custos na área de software e gera muitas oportunidades para os profissionais da área de TI que ficam responsáveis e atender esse mercado e as demandas corporativas de adoção de softwares livres.

A preocupação com a liberdade e a busca de soluções livres aproximou os participantes, um público em torno de 800 pessoas, entre alunos, profissionais, pesquisadores e entusiastas dos softwares livres e pretende-se que a partir de agora o evento torne-se itinerante acontecendo anualmente sempre no interior paulista.